Pular para o conteúdo principal

GOVERNO E FIAT ANUNCIA EXPANSÃO DA FÁBRICA DE MOTORES E INVESTIMENTOS DE R$8,5 BILHÕES

Protocolos de intenção foram assinados durante evento, em Betim, com a presença do governador 

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, na tarde desta quarta-feira, 22, uma série de investimentos que irão potencializar a economia do Estado. O primeiro anúncio foi a ampliação da fábrica de motores da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Na sequência, um protocolo de intenções entre o Governo de Minas, por meio da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), e a Fiat foi assinado para promover e incentivar o uso de combustíveis sustentáveis, além da implantação de programas e projetos que fomentam a educação, pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia Automotiva.



Um decreto também foi assinado pelo governador alterando o Regulamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (RIPVA). Ao todo, os investimentos giram em torno de R$ 8,5 bilhões até 2024 e a expectativa é que 9,2 mil empregos sejam gerados na Fiat e fornecedores.

Em discurso, o governador Romeu Zema ressaltou que os investimentos anunciados estão entre os maiores da história de Minas Gerais. 

“É extremamente gratificante estar aqui agora nesse momento, muito provavelmente celebrando um dos maiores investimentos que Minas Gerais recebe em décadas. O último grande investimento que Minas recebeu nesse montante foi da própria Fiat, 43 anos atrás”, afirmou. “Quero transformar Minas em um Estado amigo de quem investe, trabalha e gera empregos. Nos últimos anos tivemos uma inversão de valores. Fico contente de a Fiat ter acreditado em nossos planos e palavras. Não irão se arrepender”, garantiu.


O governador salientou alguns pontos das parcerias anunciadas nesta quarta-feira. “Vamos olhar para frente. Teremos diferenciação do IPVA para veículos movidos a gás, vamos ter revolução na questão de gás no Brasil nos próximos anos. Vamos ter parceria com as escolas, o que é extremamente importante. No meu governo, não só a Fiat como todo o setor produtivo terão o maior apoio. Estamos trabalhando para que o compromisso de criar pelo menos 150 mil empregos por ano seja cumprido”, completou Romeu Zema, citando que, nos três primeiros meses de 2019, Minas foi o estado do Brasil que mais gerou empregos.

Parcerias
As parcerias anunciadas nesta quarta-feira são resultado das estratégias do Governo de Minas Gerais para apoiar empresas instaladas no estado, promover as exportações de produtos mineiros e atrair novos aportes para a região. Em disputa com outros países, Minas conquistou a ampliação da fábrica de motores que resultará em R$ 500 milhões em investimentos e elevação de 1.200 empregos. O restante do aporte será destinado ao desenvolvimento de novos produtos, além de instalações industriais e novas tecnologias.

Em contrapartida, o Governo de Minas Gerais disponibilizou um regime tributário especial para propiciar o alto investimento no estado. Haverá a concessão de diferimentos do ICMS devido nas aquisições de insumos e bens do ativo permanente, bem como na concessão de crédito presumido nas vendas dos produtos industrializados pela Fiat em Minas Gerais. O tratamento tributário tem o intuito de diminuir o acúmulo de saldos credores, possibilitando que a empresa passe à condição de devedora do ICMS.

Incentivo ao uso de combustíveis sustentáveis
Além da assinatura para investimento da fábrica, um termo de cooperação técnica foi assinado entre a Fiat e a Gasmig para promover e incentivar o uso de combustíveis sustentáveis. A empresa multinacional irá fabricar veículos com motores predispostos ao uso de Gás Natural Veicular (GNV) e biometano.

A Fiat disponibilizará pessoal técnico para que, em conjunto com a Gasmig, possa buscar fomento à inovação e alternativas tecnológicas a partir dos testes e uso do GNV e gás biometano. A disponibilização da estrutura fabril, de laboratórios, equipe operacional e técnica irá facilitar a maximização da eficiência energética do combustível, buscando, por exemplo, o desenvolvimento de materiais mais leves, alternativos e soluções de baixo custo. Toda a logística necessária para a realização do abastecimento dos veículos com gás natural será realizada pela Gasmig.  

Enfatizando a importância dos estudos para carros movidos por GNV, o governador Romeu Zema assinou um decreto que altera o Regulamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (RIPVA). Os veículos novos, fabricados em Minas Gerais, cujo motor de propulsão seja movido a gás natural, terão benefícios especiais, como a isenção do pagamento de IPVA. A instalação deve ser feita no mesmo ano em que o carro for fabricado e é obrigatória a certificação pelo Inmetro.

Educação e pesquisa
Como parte dos investimentos, o Governo de Minas e a Fiat também firmaram uma parceria em educação, pesquisa e desenvolvimento. O termo de intenções visa realizar programas e projetos na área de Engenharia Automotiva. O escopo consiste na implementação de ações de curto, médio e longo prazo, com vigência de até 48 meses. Programas como Summer Camp e Circuitos, identificados como ações imediatas, visam abordagem de conteúdos nas áreas de indústria 4.0, segurança veicular, design, powertrain, dentre outros.

Confiança
Antonio Filosa, COO da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina, salientou que este é o maior ciclo de investimentos já realizado na planta de Betim desde sua criação. “Serão R$ 8,5 bilhões, 15 novos modelos de veículos até 2024 e novas tecnologias, uma delas é o novo investimento de motores turbo de alta eficiência”, destacou. “Obrigado ao governador Romeu Zema e equipe técnica que trabalharam junto com nossa equipe para fazer tudo isso possível. É um dia especial, de emoção”.

O CEO da Fiat Chrysler Automóveis, Mike Manley, pontuou que a empresa tem conseguido um bom desempenho no Brasil, sendo a Fiat uma das empresas que mais cresce no mercado. “O Brasil é a casa da Fiat há mais de 40 anos. Essa planta (em Betim) ajudou a revolucionar a indústria da América Latina. Betim sempre esteve no centro disso. São mais de 16 milhões de veículos fabricados e 3,2 milhões de unidades exportadoras”.

Já o presidente da Fiat Chrysler Automobiles, John Elkan, destacou o momento histórico vivido pela empresa. “O Brasil é um lugar especial e é sempre um prazer retornar ao país. A FCA tem alcançado resultados impressionantes no país nos últimos anos. Meu avô escolheu Minas para a instalação da Fiat como um ato pioneiro e de confiança”, disse.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa; de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vitor; de Planejamento e Gestão, Otto Levy; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Agostinho Patrus; o prefeito de Betim, Vittorio Medioli; o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, entre outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.