quinta-feira, 16 de maio de 2019

POSTAGEM DE VEREADOR GERA INDIGNAÇÃO EM LAVRAS

Vídeo exibe apenas um trecho de fala do reitor aos estudantes da UFLA, após eles já terem decidido, em Assembleia, aderir ao movimento nacional em defesa da educação
Vereador utilizou vídeo que traz apenas uma parte da fala do reitor a uma multidão de estudantes

No dia que milhares de estudantes saíram as ruas do Brasil para lutar pela valorização e manutenção da educação pública no País, uma postagem feita pelo vereador Carlos Lindomar, do PSL, em sua página da rede social Facebook vem causando indignação e severas críticas por parte da sociedade de Lavras, no Sul de Minas. 

Já na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, data que marcou um grande movimento que tomou às ruas do Brasil, o vereador que é professor universitário e formado em universidade pública, postou um vídeo com apenas uma parte de uma fala do reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo.

O PSL, partido do vereador se juntou ao Novo e foram os únicos partidos políticos que orientaram seus parlamentares na Câmara dos Deputados contra a convocação do ministro da Educação. Mas foram derrotados por maioria acachapante: 307 votos favoráveis a convocação e 82 contra.

O caso
Ocorre que tanto a ADUFLA, entidade que representa os professores da instituição, quanto o SindUfla, sindicato dos servidores técnico administrativos e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Gestão Ressonância fizeram suas assembleias e suas categorias formalmente aprovaram a paralisação de 15 de maio, aderindo ao movimento nacional.

Concluído este processo, cabe a administração da UFLA tratar dos trâmites legais e burocráticos a cerca da organização acadêmica, uma vez que com paralisação das três categorias, há uma mudança de rotina no campus.

Após decidirem, em assembleia nesta terça-feira, 14, pela adesão a paralisação, uma multidão de estudantes se dirigiu até a sede da Reitoria da universidade, onde solicitaram a presença do reitor para dar informações sobre os cortes anunciados pelo Governo Federal. O reitor fez uma explanação aos estudantes presentes.

Com a paralisação, decidida de forma independente pelas três categorias, a instituição precisou se adaptar para garantir o seu bom funcionamento, Sendo assim, das 09h às 15h ficaram suspensas as provas, que se não fosse tomada essa medida, causaria enorme prejuízo e desorganização a rotina dos professores, técnicos e estudantes na universidade,

O vídeo divulgado pelo vereador Carlos Lindomar em sua rede social e posteriormente compartilhado em algumas mídias da cidade, mostra apenas o momento em que o reitor explica aos estudantes como ficaria a situação burocrática da rotina acadêmica, uma vez que toda a organização da universidade é influenciada com uma paralisação. 

A forma como o tema foi abordado pelo vereador e exibindo apenas um trecho do diálogo do reitor com os estudantes gerou no internauta uma impressão de que o dirigente estaria viabilizando a estrutura da universidade para favorecer a presença dos estudantes na manifestação.

A postagem e a forma com que o assunto foi exposto gerou enorme indignação e críticas públicas a conduta do vereador do PSL. Vários internautas e pessoas de destaque na sociedade lavrense também se manifestaram em apoio ao reitor da UFLA.

O vereador também insinua que o dirigente "não incentivou" manifestações na época dos governos do Partido dos Trabalhadores.

Defender as instituições e zelar pela harmonia da sociedade
O Blog O Corvo-Veloz ouviu algumas pessoas que tradicionalmente acompanham ou se envolvem na política. Elas demonstraram preocupação com a postagem e com esse uso das redes sociais como forma de disseminar informações sem checar a sua veracidade com critério e cautela.

As fakes news e esse discurso político solto causa um mal-estar na sociedade, levando as pessoas a uma exaltação. Isso é ruim para a nossa sociedade e para as instituições, pois todos acabam sendo vítimas. Isso respinga nas reputações, abala bons relacionamentos, inclusive institucionais e gera a desconfiança entre as pessoas e não há nada pior que uma sociedade em que não se pode confiar mais.

Alguns ressaltam também que é preciso observar que está em curso mudanças na forma como as redes sociais vão lidar com estas situações perturbadoras na atualidade. Para eles, mesmo quem dissemina conteúdos de forma indiscriminada e sem critério, uma hora acaba também sendo vítima.

Ontem, quarta-feira, 15, o Blog O Corvo-Veloz publicou um editorial em defesa da educação pública, das instituições públicas, em defesa da UFLA e de sua comunidade acadêmica. O editorial menciona a situação alarmante do contingenciamento de recursos feito pelo Ministério da Educação (MEC) e destaca a luta da direção da instituição para manter a universidade funcionando.

O editorial destaca também que, ao contrário das fake news que vêm constantemente sendo propaladas nas redes sociais, os estudantes universitários sabem dar exemplo de cidadania.  No final do mês de abril 2,9 toneladas de alimentos foram arrecadados como resultado do "UFLA Alimenta - Gincana Solidária", uma ação organizada por estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e que teve como objetivo envolver a comunidade acadêmica da instituição e da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, em atendimento às demandas da sociedade do município de Lavras, no Sul de Minas, e apoio do Banco de Alimentos, que está sendo criado na cidade.

Produtos arrecadados pelos estudantes da UFLA no Banco de Alimentos de Lavras

O editorial também destaca; "a sociedade lavrense sempre primou por ser uma sociedade pacata, uma sociedade serena, não será agora que deixará passar e cultivar no seu seio, a desinformação, a esperteza, a fala ou o post lascivo, que amarga relações, semeia a discórdia no canteiro das desavenças e, disso, só se colhe ódio, rancor, mágoa, ressentimento, recalque."

Outra polêmica
A Câmara Municipal de Lavras, no Sul de Minas, suspendeu a concessão do título de Cidadão Honorário de Lavras ao ministro do Turismo, deputado federal por Minas Marcelo Álvaro Antônio, do PSL. A iniciativa de prestar a homenagem partiu do vereador Carlos Lindomar, também do PSL, que foi apoiado pelo ministro nas eleições passadas. A suspensão foi pedida pelo próprio vereador proponente da homenagem.


Marcelo Álvaro é investigado pela Polícia Federal por ter chefiado um esquema de favorecimento de candidaturas laranjas nas eleições de 2018. O ministro têm negado as acusações.

16 comentários:

Anônimo disse...

E pensar que esse Lindomar ainda pensa ser prefeito, com essa cabeça! Decepção total!

Sandro disse...

As empresas da cidade já era. Sem UFLA fecha a cidade e joga a chave fora. Engraçado né, da situação econômica da cidade nenhum vereador fala né?

Anônimo disse...

Resumindo: o cara formou em universidade pública e hoje dá aula em centro universitário privado. Agora que já formou e tem emprego não tá nem ai para a educação pública. Belo exemplo hein eleitores!

Anônimo disse...

a cidade não tem emprego, os vereadores recebendo seus bons salários em dia. é fácil criticar e destruir quem trabalha de verdade. vergonha e decepção com essa postura. então temos que aceitar os descalabros desse governo que esse vereador apoia? vergonha!

Diego disse...

PartidoSódeLaranjas

Anônimo disse...

Uma pena que o articulista mesmo tendo o número do meu telefone não fez um contato sequer para que tivesse a matéria o mínimo de isenção. Mas reitero todo o dito em minha postagem e deixo a crítica visitem minha pagina e vejam as mensagens. Em sua grande maioria apoiando o postado e criticando a atitude partidária do reitor. Fiz como anônimo porque não consigo fazer identificando no momento.

Anônimo disse...

Esse Carlos Lindomar deveria abandonar a política ou a profissão de professor.
Atitude ridícula e infeliz, ele chegou a enganar-me com seu discurso de bom moço, mas não engana mais.

Cida disse...

a matéria só reproduz a vergonha e o vexame que esse vereador impôs a nossa cidade. eu queria saber se ele busca empregos pra cidade, se ele anda nos bairros. vexameeee

Anônimo disse...

estou impressionada com o vereador. votei e confiei nele. não acabem com nossa cidade, por favor vereador

Paulo Otávio disse...

papel feio hein Lindomar

Anônimo disse...

Eu estava presente durante a fala do reitor e sei bem que essa postagem do vereador foi uma fakenws. Se o vereador deseja ser prefeito, vou transferir meu título logo pra cá, pra ter a honra de nunca votar nele. Respeito ao movimento dos estudantes!

Anônimo disse...

sábio: esse vereador não plantou nada na cidade. logo nada ele vai colher. só histeria

Anônimo disse...

É preciso fazer uma faxina geral nesta cambada na próxima eleição. ....

Anônimo disse...

qual a produtividade deste vereador na Câmara Municipal? o que ele faz de bom na cidade? nada!

Anônimo disse...

quando se forma na universidade pública, tem emprego de professor em instituição particular, casa boa, salário de vereador, filhos em escolar particular é fácil né? por acaso ele conhece mesmo a cidade e a UFLA?

Anônimo disse...

esse vereador é contra a cidade, contra a Ufla que mantém a cidade. vergonha de pessoas como essa. troco nas urnas