quinta-feira, 9 de maio de 2019

PROJETO "SAMUZINHO NA ESCOLA" RECEBE ALUNOS DE CARRANCAS, CARMO DE MINAS E CARMO DA CACHOEIRA,


Alunos e professores de Carrancas, Carmo de Minas e Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas, estiveram ontem na sede do CISSUL SAMU para participarem do Projeto “Samuzinho na Escola”.

A recepção foi realizada pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CISSUL SAMU, Kátia Aparecida Ferreira.

Durante toda a tarde, Kátia juntamente com  os instrutores Alexander Dias Caldeira, Pierre Bebiano, Elaine da Silva Oliveira, João Otávio Braz Junior e Arnaldo Mendes de Lima Junior desenvolveram atividades teóricas, lúdicas e práticas objetivando promover a educação em saúde para crianças no ensino fundamental de 4° a 6° séries da rede pública de ensino, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira, os chamados “trotes”.

Por meio de uma peça teatral os alunos puderam compreender os transtornos que são causados pelos trotes. Durante a visita eles tiveram a oportunidade de conhecerem a Base Descentralizada, a ambulância USB utilizada pelas equipes operacionais nos atendimentos de urgência e emergência e a Central Operativa de Regulação, local onde são recebidas todas as ligações 192.

Nas oficinas teóricas e práticas ele puderam aprender técnicas de RCP – Reanimação cardiorrespiratória (Parada cardíaca) e OVACE – Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Engasgo).

Ao final, alunos e professores receberam os certificados de participação no projeto, um gibi interativo e um botom do mascote “Samuzinho”.

Nenhum comentário: