quinta-feira, 23 de maio de 2019

SECRETÁRIO DE ESTADO FAZ VISITA TÉCNICA NAS OBRAS DA MG-050 EM DIVINÓPOLIS

Expectativa é que alguns trechos sejam finalizados até dezembro de 2019

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) Marco Aurélio Barcelos Silva, afirmou que sua visita à Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, faz parte de uma inspeção para acompanhar o cronograma da AB Concessionária Nascentes das Gerais, que administra a MG-050. 

A reunião contou com a presença do diretor presidente da AB Concessionária Nascentes das Gerais José Renato Ricciardi, o prefeito Galileu Teixeira Machado (MDB), vereador Josafá Anderson (Cidadania), deputado estadual Fábio Avelar (Avante), deputado estadual Carlos Arantes (PSDB), deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), representantes do DEER-MG, a comandante do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Amanda Cristina Miranda, o secretário municipal Júlio Campolina (SEMFOP) e o procurador do município Wendel Santos.

O secretário Marco Aurélio afirmou que desde os primeiros meses de Governo, a secretaria vem sendo solicitada pelos deputados, vereadores e chefes dos municípios da região Centro-Oeste para que fosse feita uma avaliação do andamento das obras e cronograma de entrega. 

“Nós ainda estamos mapeando, a equipe da Nascentes nos mostrou quais são as principais intervenções que devem ser realizadas aqui no município de Divinópolis. Vamos avaliar as razões esclarecidas por parte da Concessionária com relação aos atrasos nas obras, e verificar a procedência destas justificativas”, disse Marco Aurélio.

De acordo com o secretário, o fato é que a Parceria Público-Privada (PPP) da MG-050 tem um papel a cumprir por todos os municípios por qual ela corta, e a Secretaria de Transportes quer garantir que esse papel possa ser cumprido e as expectativas é de que o trecho se concretize.

O diretor presidente da AB Concessionária Nascentes das Gerais José Renato Ricciardi explicou que as intervenções realizadas na MG-050 como um todo contam com investimento de R$470 milhões.

"Essa reunião de hoje foi muito produtiva, tendo o secretário Marco Aurélio Barcelos junto com a gente, demonstrando que a PPP tende a transparecer que Estado e iniciativa privada podem propiciar o melhor para o usuário. Vamos ajustar algumas coisas que são necessárias para que possa dar ao usuário o melhor desempenho da rodovia”.


Cronograma
Segundo Marco Aurélio, durante a reunião com a Concessionária foi identificado que até o final do ano já existirá algumas intervenções na região do Distrito Industrial (trevo do Icaraí) e também com relação a ponte sobre o Rio Pará que está em fase de duplicação. 

O vereador Josafá Anderson que foi o interlocutor nesta visita do secretário de Estado em Divinópolis destacou a respeito de algumas mudanças no projeto da duplicação em três pontos distintos do município. 

“O que houve foi que o projeto da entrada dos bairros Icaraí e Lagoa dos Mandarins estava aprovado somente até o trecho da ponte do Gafanhoto, e estava faltando a parte do cruzamento que dá acesso ao bairro Niterói. E hoje com a visita do secretário foi apresentada uma alternativa de acesso para esse trecho que foi aprovado pela SETOP, DEER-MG, Nascentes das Gerais e pelo prefeito Galileu Machado, com data de término prevista para 2021” explicou o vereador.

Um segundo projeto apontado pelo parlamentar, é o do bairro Jardim das Oliveiras com acesso também ao Candelária. Josafá Anderson disse que cobrou a morosidade das obras, e o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas alegou junto da Nascentes das Gerais que será trocada a empresa terceirizada que está a frente do serviço, devido não estar atendendo as necessidades da obra. 

“As duas pendências existentes nesta localidade eram a questão da água pluvial que terá as manilhas do Córrego do Bagaço substituídas por quadro rígidos, ou seja galerias; e uma segunda opção que é a entrada e saída do bairro Jardim das Oliveiras que ficou definida pelo acesso na Rua Maria Pinto”, informou o parlamentar. Já o terceiro trecho que dá acesso aos bairros Serra Verde e Alvorada, o projeto não sofreu alterações e a previsão de entrega é para dezembro de 2019.

Contudo, o diretor presidente da concessionária José Renato, voltou a reforçar que até o final de 2019 a parte que compreende o Distrito Industrial (trecho do bairro Icaraí) e a duplicação da ponte sobre o Rio Pará já deverá ser entregue, porém o restante do cronograma de obras se estenderá até 2021. 

“Acreditamos que o problema de acesso ao Distrito Industrial será resolvido não havendo mais aquele entrelaçamento que existe hoje, considerando que uma parte da via passará por cima e outra por baixo da rodovia”. Por fim, o diretor admitiu que houve uma demora nas obras, mas justificou que isso se deu com relação as licenças ambientais.

com Liziane Ricardo - da assessoria da Câmara de Divinópolis

Nenhum comentário: