Pular para o conteúdo principal

ENGENHEIROS DE LAVRAS APRESENTAM PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO

Profissionais se reúnem em Poços de Caldas em encontro que faz parte da fase preparatória para o 10º Congresso Estadual de Profissionais realizado pelo Crea-MG

Profissionais das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências das cidades que compõem a Região Sul do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vão debater mais de 100 propostas de desenvolvimento regional e nacional nos dias 14 e 15 de junho, em Poços de Caldas. 

As proposições foram elaboradas durante as reuniões preparatórias que antecederam a etapa regional, realizadas nas cidades de São Lourenço, Andradas, Pouso Alegre, Lavras, Alfenas, Machado, Itajubá, Varginha e Poços de Caldas. O encontro faz parte da fase preparatória para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será em Belo Horizonte, nos dias 4 a 6 de julho de 2019.

As propostas foram levantadas a partir da discussão de cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia. O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, destaca a participação ativa dos profissionais na formulação das propostas durante as reuniões preparatórias. 

"Foram mais de 1500 participantes. Isso é muito satisfatório, pois percebemos uma vontade de contribuir tecnicamente na construção de políticas públicas e na elaboração de estratégias da engenharia e da agronomia para o estimular do desenvolvimento local e nacional", conta.

O Congresso promove discussões desde a base, num processo democrático de construção de propostas que, se aprovadas, seguem para a etapa seguinte até chegar ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais. 

Em Minas, foram 63 reuniões preparatórias nas inspetorias, que culminam agora com a realização de sete encontros regionais previstos para todas as regiões do estado, entre os dias 21 de maio a 15 de junho.

Em cada encontro, autoridades e especialistas vão ministrar palestras para servirem de subsídio nas discussões. 

Em Poços de Caldas, os palestrantes serão o secretário executivo da diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), prefeito de Andradas Rodrigo Lopes, que vai abordar sobre “Integração e parceria entre os municípios e a engenharia ”, o conselheiro e coordenador do grupo de trabalho soluções energéticas em ambientes urbanos do Crea-MG, engenheiro Alexandre Lopes, com a palestra “Soluções Energéticas a partir do lixo; Uma abordagem sistêmica da lei 12305/2010 ”, e o ex-presidente do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), engenheiro eletricista Nilo Sérgio Gomes, com a palestra sobre "Atuação profissional e os rumos da formação profissional, engenharia e agronomia no Brasil".

Esse ciclo de debates, que é realizado a cada três anos, tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. 

O tema do CNP deste ano é “Estratégias da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento nacional” e será realizado de 19 a 21 de setembro de 2019, em Palmas, capital do Tocantins.

Serviço
Etapa Regional – Região Sul

Data: 14/06/2019
Horário: 18h

Data: 15/06/2019
Horário: 8h às 14h

Local: PUC-Minas - Av. Madre Francis Cletus Cox 1661 - Jardim Country Club – Poços de Caldas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.