Pular para o conteúdo principal

ENGENHEIROS DE LAVRAS APRESENTAM PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO

Profissionais se reúnem em Poços de Caldas em encontro que faz parte da fase preparatória para o 10º Congresso Estadual de Profissionais realizado pelo Crea-MG

Profissionais das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências das cidades que compõem a Região Sul do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vão debater mais de 100 propostas de desenvolvimento regional e nacional nos dias 14 e 15 de junho, em Poços de Caldas. 

As proposições foram elaboradas durante as reuniões preparatórias que antecederam a etapa regional, realizadas nas cidades de São Lourenço, Andradas, Pouso Alegre, Lavras, Alfenas, Machado, Itajubá, Varginha e Poços de Caldas. O encontro faz parte da fase preparatória para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será em Belo Horizonte, nos dias 4 a 6 de julho de 2019.

As propostas foram levantadas a partir da discussão de cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia. O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, destaca a participação ativa dos profissionais na formulação das propostas durante as reuniões preparatórias. 

"Foram mais de 1500 participantes. Isso é muito satisfatório, pois percebemos uma vontade de contribuir tecnicamente na construção de políticas públicas e na elaboração de estratégias da engenharia e da agronomia para o estimular do desenvolvimento local e nacional", conta.

O Congresso promove discussões desde a base, num processo democrático de construção de propostas que, se aprovadas, seguem para a etapa seguinte até chegar ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais. 

Em Minas, foram 63 reuniões preparatórias nas inspetorias, que culminam agora com a realização de sete encontros regionais previstos para todas as regiões do estado, entre os dias 21 de maio a 15 de junho.

Em cada encontro, autoridades e especialistas vão ministrar palestras para servirem de subsídio nas discussões. 

Em Poços de Caldas, os palestrantes serão o secretário executivo da diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), prefeito de Andradas Rodrigo Lopes, que vai abordar sobre “Integração e parceria entre os municípios e a engenharia ”, o conselheiro e coordenador do grupo de trabalho soluções energéticas em ambientes urbanos do Crea-MG, engenheiro Alexandre Lopes, com a palestra “Soluções Energéticas a partir do lixo; Uma abordagem sistêmica da lei 12305/2010 ”, e o ex-presidente do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), engenheiro eletricista Nilo Sérgio Gomes, com a palestra sobre "Atuação profissional e os rumos da formação profissional, engenharia e agronomia no Brasil".

Esse ciclo de debates, que é realizado a cada três anos, tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. 

O tema do CNP deste ano é “Estratégias da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento nacional” e será realizado de 19 a 21 de setembro de 2019, em Palmas, capital do Tocantins.

Serviço
Etapa Regional – Região Sul

Data: 14/06/2019
Horário: 18h

Data: 15/06/2019
Horário: 8h às 14h

Local: PUC-Minas - Av. Madre Francis Cletus Cox 1661 - Jardim Country Club – Poços de Caldas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...