Pular para o conteúdo principal

ARTERIS FERNÃO DIAS FAZ ALERTA PARA EVITAR ACIDENTES DURANTE O PERÍODO DE FÉRIAS

Pesquisa realizada pela Arteris mostra que 50% dos condutores nem sempre respeitam o limite de velocidade e 55% têm o hábito de manusear o celular enquanto dirige
Trevo de Oliveira, na rodovia Fernão Dias

Durante as férias escolares o fluxo de veículos aumenta em grande parte das rodovias do país. Na rodovia Fernão Dias, entre Contagem e São Paulo, o volume de tráfego deve ser 18% maior entre os dias 15 e 21 de julho e, para evitar contratempos durante o trajeto e também os acidentes, a Arteris Fernão Dias, empresa responsável pela administração dos 570 quilômetros da BR-381, dá algumas dicas de segurança que vão ajudar os motoristas a se programarem durante a viagem.

Faça a manutenção do veículo
Os motoristas devem ficar atentos às condições dos pneus, limpadores de para-brisas, freio, velas e sistema de arrefecimento, além de realizar a troca de óleo, do filtro de ar e de abastecer o veículo, sempre que houver necessidade. Os condutores devem respeitar os prazos e as orientações do manual do proprietário e recorrer a profissionais habilitados. A manutenção em dia evita quebras, gastos com consertos e principalmente os acidentes.

“Uma simples checagem antes de pegar a estrada pode evitar problemas como as panes mecânicas e elétricas, pneus furados, superaquecimento do motor e baterias descarregadas. ”, explica Edivaldo Braga, gerente de operações da Arteris Fernão Dias.

Uso do cinto de segurança
A Arteris Fernão Dias também alerta para o transporte dos passageiros. Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança. Um estudo realizado pela Arteris com 2.689 motoristas brasileiros, entre os dias 17 e 28 de agosto de 2018, examinou a frequência com que os condutores utilizam o cinto de segurança. De acordo com a pesquisa, quase 4,8% dos entrevistados alegaram que, ainda que raramente, deixam de utilizar o cinto de segurança. E 35% dos motoristas, não exigem que os passageiros usem o dispositivo.

No caso das crianças, o ideal é acomodá-las nas cadeirinhas, com o cinto atado. Para os animais domésticos, compartimentos específicos evitam que o bichinho de estimação salte pelo vidro ou fique circulando pela área interna do veículo, podendo desviar a atenção do motorista.

Respeito a legislação de trânsito
Outro dado relevante da pesquisa e que pode comprometer a segurança durante a viagem é que 50% dos condutores afirmaram que nem sempre respeitam o limite de velocidade e 55%, ainda que raramente, têm o hábito de manusear o celular enquanto dirigem.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o uso do celular como telefone, mas sem usar as mãos (usando fone de ouvido, por exemplo), é considerado infração média. Já o uso do celular como telefone, segurando-o com uma das mãos, e o manuseio do aparelho para ler ou enviar mensagens de textos, postar em redes sociais ou consultar aplicativos de trânsito, são consideradas infrações gravíssimas. Em ambas situações, o motorista está sujeito a penalização por multas e perda de pontos da carteira de habilitação.

“O mau uso do celular pelos condutores pode ter consequências graves. Um motorista que está falando ao telefone eleva seu tempo de reação a um estímulo visual em 16%. Se ele estiver manuseando o celular, o tempo de resposta cresce ainda mais, 28%”, explica o gerente de operações da concessionária.

Organize as bagagens e o porta malas
Acomodar as bagagens dentro do porta malas também merece uma atenção especial. As malas devem ir, preferencialmente, no porta-malas. Os itens devem ser organizados no compartimento de forma que não fiquem soltos. Também evite carregar bagagens encobrindo a visão do motorista ou soltos nos bancos ou piso do automóvel, além de evitar multas, em caso de acidente ou até mesmo uma frenagem mais forte eles podem ser arremessados e machucar os passageiros.

O peso transportado é outro fator a ser observado. Todos os veículos têm uma capacidade de carga máxima, informação que se encontra disponível no manual do proprietário. Ultrapassar esse limite pode gerar quebra de componentes mecânicos, principalmente freios e suspensão, ou até mesmo o estouro de um pneu, causando um acidente.

Outro fator é a forma de dirigir. Lembre-se de que quando o automóvel está carregado seu desempenho é diferente de quanto está vazio. O veículo terá menor capacidade de frenagem, precisando antecipá-la. Além disso, há perda na capacidade de aceleração e retomada de velocidade, principalmente em modelos com baixa potência, o que demanda atenção ao acessar uma via de grande movimento ou fazer ultrapassagens.

Atenção com as queimadas e lixo na estrada
O período de inverno, que inclui as férias de julho, é bastante sensível a queimadas. Por isso, evite jogar bitucas de cigarros pelas janelas dos veículos e, caso aviste algum foco de queimada, ligue para a concessionária responsável pela via através do 0800 283 0381 ou para a Polícia Rodoviária, para que as devidas providências sejam tomadas.

Outro ponto importante é o descarte de lixo nas rodovias. Tenha sempre no veículo uma sacolinha de lixo, assim você pode evitar descartar papeis, garrafinhas, latas ou outros itens na rodovia.

com Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.