quarta-feira, 31 de julho de 2019

POLÍTICA DE REFLORESTAMENTO BENEFICIA ENTORNO DO LAGO DO FUNIL


A cada dia, o entorno do lago da Usina Hidrelétrica do Funil, localizada no Rio Grande na divisa entre os municípios de Lavras e Perdões, no Sul de Minas, ganha mais tons de verde. Desde 2018, a Aliança Energia, que gerencia o empreendimento hidrelétrico, se uniu a proprietários locais para o plantio de mudas de árvores nativas na região. 

De acordo com a empresa, a iniciativa visa preservar as matas ciliares e as áreas de preservação permanentes, fundamentais para a conservação da qualidade da água e do meio ambiente.

Para implementar esse projeto, a Aliança Energia buscou conhecer os potenciais parceiros, vizinhos ao reservatório, e mapeou as áreas a serem reflorestadas. O primeiro ciclo de plantio já foi finalizado. As mudas são plantadas apenas no período úmido, que vai de novembro a março, para garantir que recebam água suficiente para o seu crescimento. Até o momento já foram plantadas 11.126 mudas, com 6.053 cercas instaladas e uma área recuperada de 30,75 hectares. A ação envolveu 18 pessoas. 

Segundo dados fornecidos pela empresa, 1.813.538 quilos de carbono (CO2) que essas árvores irão capturar, quando adultas, melhorando a atmosfera.

Nenhum comentário: