terça-feira, 27 de agosto de 2019

LAVRAS SEDIARÁ ENCONTRO DO MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO SUDESTE

Evento que será realizado na cidade em 2020 é uma conquista do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil Lavras sediará 

Foi com o Grupo Ingoma, que atua na valorização da cultura do congado mineiro e quilombolas, trazendo as questões da diáspora africana por meio dos ritmos dos tambores, com canções populares, que aconteceu a abertura do Encontro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil Região Sudeste e Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil. 


O evento foi realizado juntamente com o Encontro do Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata, em Juiz de Fora,  na Zona da Mata, nos dias 16 e 17 de agosto.

Em tempos de invernada, como diz a música ‘Carcará’, é preciso coragem para guerrear, jogar a rede e pescar em mares às vezes turbulentos. Porém, o Encontro do Mieib da Região Sudeste, nos fez lançar a rede e guerrear, aniquilar o Carcará valentão com discussões profundas sobre a Educação Infantil, subsidiando a todas e todos presentes com informações e vivências, ressaltando as várias ações de resistências que os estados estão realizando. 


Foram dois dias densos e intensos articulando formas e fazeres em nome da Educação Infantil. O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) se fez presente com a coordenadora do Comitê Gestor, Cláudia Ribeiro e as integrantes Glória Lúcia Magalhães, professora do Unis de Três Pontas, Dulcineia Ribeiro; coordenadora pedagógica de Nepomuceno, Lúcia Helena Miranda Bastos; superintendente Regional de Educação de Campo Belo, Cynthia Mara Maximo Buscacio; coordenadora da Educação Infantil de Lavras, Ana Aparecida Pires, representante do Fórum Sul Mineiro no Fórum Mineiro de Educação Infantil e a jornalista Fátima Ribeiro.

Após discussões em várias mesas de debates e oficinas que contemplaram os fazeres na Educação Infantil, foi construída e aprovada pelo coletivo, uma carta intitulada ‘Agenda Política em Defesa da Educação Infantil de Qualidade Social’, que contempla as lutas da Educação Infantil, como o Fundeb.

No encerramento, foi anunciado que será em Lavras, no próximo ano (2020), por meio do Comitê Gestor do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil, a realização do Encontro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil da Região Sudeste e o Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil. Uma conquista advinda dos compromissos e lutas em prol da Educação Infantil no Sul de Minas Gerais.

com Fátima Ribeiro

Nenhum comentário: