quinta-feira, 15 de agosto de 2019

VARGINHA É UM DOS TRÊS MUNICÍPIOS MINEIROS MENOS VIOLENTOS, AFIRMA O IPEA


Varginha, no Sul de Minas, é um dos três municípios de Minas Gerais que estão entre os 20 do país com a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes. O município varginhense está na 18ª posição com taxa de 8,3, Araxá, no Alto Paranaíba, ficou na 12ª posição (7,9) e Passos, no Sul de Minas, ocupa a 7ª posição (7,2). Foi analisado o nível de violência em 310 cidades brasileiras médias e grandes.


Os dados são do Atlas da Violência 2019 realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com referência ao ano de 2017 considerando o número de óbitos por agressão mais o número de óbitos ocasionados por intervenção legal mais o número de homicídios ocultos. A divulgação ocorreu no último dia 5.

A pesquisa mostra que a violência pode estar relacionada a outras políticas públicas. “O fato é que, antes da violência e da morte prematura de jovens nos territórios mais violentos, já houve inúmeras mortes simbólicas, uma vez que uma parcela da sociedade residente nesses locais não teve acesso a condições de desenvolvimento infantil, a oportunidades educacionais e ao mercado de trabalho na juventude, nem a bens culturais e materiais, parte do ideal de sucesso nas modernas economias de mercado”.

A cidade mais pacífica é Jaú (SP) e a mais violenta Maracanaú (CE). 

Nenhum comentário: