Pular para o conteúdo principal

DESAFIO STARTUP UFLA TRANSFORMA PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA EM NEGÓCIOS DE ALTO IMPACTO


As startups AgroSpectra, Rotas e EasyCana foram as grandes vencedoras do Desafio Startup UFLA, jornada que transformou iniciativas advindas de núcleos de estudo, empresas juniores, Programas de Educação Tutorial (PETs) e de projetos de pesquisas de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em startups, ou seja, negócios inovadores, repetíveis, escaláveis, de base tecnológica e alto impacto.

O evento, que aconteceu de 26 a 28 do mês passado, no InovaHub – hub de startups da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), reuniu mais de 60 pessoas divididas em 13 equipes. O Desafio contou com a parceria das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEC), Pesquisa (PRP) e Pós-Graduação (PRPG), da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) e da Galax/Fundecc, além do apoio das empresas OralDents, AnimalNutri e 4Seasons.


A AgroSpectra foi a grande campeã do Desafio

Conteúdos
Durante três dias, as equipes receberam conteúdos e mentorias para que tivessem condições de modelar seus produtos/serviços/objetos de estudo, construindo soluções para as demandas da sociedade. No primeiro dia, o desafio trouxe a proposta de mudar o mindset (configuração de pensamento e modo de agir), desconstruindo antigos paradigmas e permitindo a abertura para a identificação e resolução de problemas.

Mentores auxiliaram os participantes a transformar ideias em negócios

O segundo dia tratou da validação de dor de mercado, promovendo um primeiro contato com potenciais clientes e a proposição de soluções tecnológicas para suprir as carências do mercado. O terceiro e último dia foi focado no pitch (discurso de venda), preparando para a apresentação dos resultados obtidos ao longo do evento.

A startup Rotas ficou com a segunda colocação

Premiação
A primeira colocação ficou com a AgroSpectra (pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira), que propõe, por meio da espectroscopia NIR, avaliar a qualidade do café. A startup recebeu R$ 1.000,00, encaminhamento para programa de pré-aceleração no InovaHub, um computador de mesa e ingressos para os “300 Dias/4Seasons”.

A segunda colocação ficou com a Rotas (Núcleo de Estudos em Práticas de Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica), com a criação de rotas otimizadas para a coleta seletiva de lixo. O prêmio foi de R$ 500,00, além do encaminhamento para programa de pré-aceleração no InovaHub.

A terceira colocação ficou com a EasyCana, com a aplicação de robótica e automação para a obtenção de semente sintética de cana de açúcar. A startup será encaminhada para programa de pré-aceleração no InovaHub.

EasyCana conquistou o terceiro lugar

Conforme edital, a AgroSpectra, por estar relacionada à cadeia produtiva do café, será automaticamente encaminhada para a banca de seleção do Avança Café em uma próxima edição do programa.

da assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...