segunda-feira, 21 de outubro de 2019

LAVRENSE PUBLICA ARTIGO NO JORNAL ESTADO DE MINAS SOBRE A SITUAÇÃO DA LAGOA DA PAMPULHA

Cartão postal de Belo Horizonte, Lagoa sofre com a poluição e descaso
Claret Júnior é um das novas lideranças em ascensão no Estado

O lavrense Antônio Claret de Oliveira Júnior publicou um artigo na edição do jornal Estado de Minas deste domingo, 20, em que fala sobre a situação da Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais da cidade de Belo Horizonte, capital mineira. 

Claret, que é diretor da Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), destaca no artigo intitulado "Ignorância que intoxica a Pampulha" destaca que a poluição da Lagoa é um problema que assola os cidadãos da capital há mais de 30 anos e, em 2016, quase impediu o conjunto arquitetônico de se tornar patrimônio cultural da humanidade.

"Ao longo dos anos, o que não faltaram foram promessas. Mas, apesar de a prefeitura já ter investido milhões em ações de recuperação, o problema persiste e as cobranças se renovam. Diante do questionamento mais recente, durante a reinauguração da Igreja São Francisco de Assis, o prefeito Alexandre Kalil culpou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Iate Tênis Clube pelas más condições da lagoa", ressalta ele no artigo.

Ele conclui destacando a importância de Belo Horizonte e a vizinha Contagem intensificarem a fiscalização visando a preservação da Lagoa da Pampulha, além de uma participação efetiva da população: "é imprescindível que seja feita uma fiscalização efetiva quanto ao cumprimento dessas normatizações, tanto na capital mineira quanto na cidade vizinha. Mas é essencial a conscientização da população. De nada adiantarão obras e investimentos milionários se essas e outras medidas nesse sentido não forem seguidas."

Liderança em ascensão
Antônio Claret de Oliveira Júnior, diretor da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) é um dos cotados para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, pelo partido NOVO, legenda do atual governador Romeu Zema.

Advogado e empresário, ele nasceu em Lavras, no Sul de Minas, e exerceu papel de liderança na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), onde foi presidente do Conselho Jovem. Claret Júnior também exerceu a presidência da Comissão Especial da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Nenhum comentário: