Pular para o conteúdo principal

CORREIOS E DESENVOLVIMENTO EM CIDADES DO INTERIOR

Serra da Saudade, cidade menos populosa do Brasil 

Os Correios exercem um papel importante para as cidades do interior, principalmente as pequenas, com pouca disponibilidade de acesso a serviços públicos. Em várias localidades do País, a estatal é a única entidade governamental existente. Dos 5.570 municípios brasileiros, 60% não possuem qualquer atendimento dos principais órgãos do governo federal (INSS, Receita, IBGE, Justiças Eleitoral e do Trabalho). 

Quem se faz presente nesses lugares, garantindo o acesso a serviços públicos para os moradores? Os Correios, claro, pois estão em todos os municípios do Brasil.

A importância dos Correios nas cidades do interior pode ser ainda melhor compreendida quando observamos o segmento do comércio eletrônico no País. A expectativa de faturamento para este ano, com as compras via Internet, é de R$ 61,2 bilhões (dados da Webshoppers - ebit). Isso pode ser traduzido em muita necessidade de serviços de logística para realizar todas as entregas. Grande parte delas são feitas nas inúmeras cidades do interior do Brasil, que são numericamente a maioria dos municípios. Os Correios são parte dessa operação, garantindo a entrega de 1 milhão de encomendas todos os dias!

A maior parte das lojas de comércio eletrônico são de pequenos, médios e micros empreendedores. 90% delas possuem os Correios como forma de entrega e a maioria só usa os Correios, apesar de haver centenas de outras transportadoras no mercado. Elas são importantíssimas como agentes de incentivo a economias locais.

Nos últimos anos, os Correios adotaram uma série de melhorias de processos e chegaram a um índice de satisfação de 97,7% nas entregas. Esse índice é muito superior a outros operadores logísticos internacionais. Ele representa a capacidade de integração feita pela estatal entre diversos polos comerciais e municípios que precisam desse link para terem uma economia forte. Sem os Correios, várias cidades podem prosperar menos ou reduzir o crescimento econômico.

Na China, o governo tem feito um esforço de investimentos em cidades pequenas do interior do país, justamente para garantir o desenvolvimento delas. A estratégia é impulsionar a atividade agrícola, mas também os serviços de correios e comércio eletrônico, de maneira e integrar as localidades a polos comerciais desenvolvidos. A Administração Estatal de Correios, nos nove primeiros meses deste ano, fez o transporte de 284 mil toneladas de encomendas - aumento de 69% em comparação à mesma época do ano de 2018, por meio desse plano de investimentos.

A situação de pouco acesso a serviços públicos nas pequenas cidades brasileiras pode se agravar ainda mais com a medida proposta pelo governo federal de extinguir os municípios que têm menos de 5 mil habitantes e baixa arrecadação. Só em Minas, mais de 200 deixariam de existir. Sem Correios, sem administração municipal e sem outros órgãos que prestem serviços públicos, as populações dessas cidades terão que se dirigir a localidades mais longínquas para terem acesso a serviços públicos.

Serra da Saudade, por exemplo, na região Oeste de Minas, é a cidade menos populosa do Brasil. Se for extinta, teria que se fundir a Dores do Indaiá, a 45km de distância. O prefeito, Alaor José Machado, afirma que a medida é inconstitucional, que os moradores dos municípios que poderiam ser afetados deveriam ser ouvidos. 

Ele sente-se excluído da participação do atual governo. Assim como Serra da Saudade, mais de 1.250 municípios do País estão na mesma condição e podem de ter o acesso reduzido a serviços públicos que são importantes para o seu desenvolvimento e a integração econômica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho