Pular para o conteúdo principal

DEBATE ENTRE AS CHAPAS CONCORRENTES À CONSULTA INFORMAL FOI REALIZADO, ONTEM, NA UFLA

Candidatos ao cargo de reitor: Fátima Moreira, João Chrystomo e André Saúde

Foi realizado ontem, segunda-feira, 24, o primeiro debate entre as chapas, a partir das 14h, no Salão de Convenções da UFLA. O evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e também foi transmitido ao vivo por meio do site: consultaufla2019.com.br

Quatro chapas se inscreveram e foram homologadas para o processo de consulta informal à comunidade, porém no último dia 14, os representantes da Chapa 4 - "Renovação já! Respeito e Responsabilidade", com Francisval de Melo Carvalho (reitor) e Eric Fernandes de Mello Araújo (vice-reitor) formalizaram o pedido de desistência da candidatura junto à Comissão Eleitoral.

O processo de consulta informal é um espaço democrático, no qual os candidatos têm igualdade de condições para os debates e exposição das suas propostas. O processo de consulta informal à comunidade na UFLA foi elaborado levando em consideração a realidade jurídico/política do país, preservando a democracia e fortalecendo a autonomia universitária, além de garantir espaços de discussão das propostas, como os debates que devem ocorrer.

A comunidade universitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) irá às urnas no dia 5 de dezembro para a votação do processo de consulta informal à comunidade universitária para os cargos de reitor e vice-reitor para o período de maio de 2020 a maio de 2024. 

Os três segmentos (docentes, técnico-administrativos e estudantes) participam da consulta informal à comunidade universitária, um momento importante na discussão das propostas com os candidatos, assim definindo o melhor caminho para garantir que a UFLA mantenha suas características originais, como a de garantia de acesso, incentivos à permanência e busca de qualidade e mantendo a sua excelência no ensino, pesquisa e extensão. A Comissão Eleitoral é formada por representantes das entidades representativas dos segmentos da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras: ADUFLA, SindUFLA, DCE e APG.

Após a consulta informal, o Colégio Eleitoral, que é formado pelos três Conselhos Superiores da universidade (Conselho Universitário - CUNI, de Ensino, Pesquisa e Extensão -CEPE e de Curadores - CCUR), fará uma lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC).

Confira as chapas concorrentes pela ordem de inscrição:

Chapa 1
"Somos todos UFLA"
Fátima Maria de Souza Moreira e Júlio Neil Cassa Louzada; 

Chapa 2
"Unidos pela UFLA"
João Chrystomo de Resende Júnior e José Roberto Soares Scolforo; 

Chapa 3
"UFLA para todos"
André Vital Saúde e Giovanni Francisco Rabelo. 

*a numeração das chapas foi definida pela ordem de inscrição. 

Confira abaixo a íntegra do debate:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.