terça-feira, 26 de novembro de 2019

DIA DA BELEZA INCLUSIVA NO SENAC LAVRAS

Instituição promove oficina de maquiagem para mulheres surdas e deficientes visuais
Etiquetas em Braille

Segundo dados do Censo 2010, no Brasil, cerca de 24% da população declarou possuir algum tipo de deficiência. A mais comum, entre as declaradas, foi a visual, atingindo 3,5% da população. Na sequência, apareceram problemas motores (2,3%), intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%). 

No total são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Números significativos, que correspondem a uma massa consumidora com demandas de produtos e serviços para atender as suas necessidades desde as mais básicas até serviços de estética e beleza, por exemplo.

Segundo Larissa Matos, analista de educação inclusiva do Senac, a atuação das empresas para atender a este nicho ainda é pouco explorada. 

Maquiagem para cegas

“As empresas e profissionais capacitados para esse público têm vantagem competitiva. Mulheres com deficiência visual querem saber como se maquiar adequadamente. Muitas trabalham e podem frequentar um salão de beleza, buscando produtos e serviços diversos”, explica Larissa.

Com objetivo de fomentar a inclusão e ampliar os horizontes na prestação de serviços às pessoas com deficiência, o Senac em Lavras promove a oficina gratuita “Tendências em maquiagem para o verão”, que será ministrada para um grupo de mulheres do Centro de Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (CENAV). 

“A maquiagem proporciona o acesso ao universo da beleza e saber como se maquiar, utilizando adequadamente os produtos, é fundamental para a rotina e autonomia das mulheres. Por que não proporcionar essa experiência para mulheres com deficiência?”, indaga Eva Coelho, coordenadora do CENAV.

A oficina será realizada nesta quarta-feira, 27, a partir das 13h30, no Salão Escola da unidade Senac em Lavras (Rua Comandante Soares Júnior, 68 – Arthur Bernardes). Mais informações pelo telefone (35) 2142 1900.

Mercado em alta
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que, nos últimos cinco anos, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil, passando de 72 mil para mais de 480 mil profissionais. Segundo o diretor do Senac em Lavras, Carlos Pinto, a demanda no município acompanha essa tendência. 

“Nos últimos anos percebemos uma demanda acentuada para os cursos nessa área. Por isso, nossa programação sempre contempla oportunidades neste eixo”, explica. Para 2020, em Lavras o Senac oferecerá cursos de manicure e pedicure, maquiador, cabeleireiro e o técnico em estética.

Nenhum comentário: