sexta-feira, 29 de novembro de 2019

MOSTRA "RUA É POP" REVELA TRABALHOS DE ARTISTAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM BELO HORIZONTE


Pinturas, desenhos, fotografias e artesanatos produzidos por artistas em situação de rua serão apresentados na quarta-feira, dia 27 de novembro, durante o “Rua é Pop, uma Mostra Artística da Margem ao Centro”. 

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, será realizado das 13h30 às 17h30 no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (rua Guaicurus, 50, Praça da Estação).

O Rua é Pop terá ainda a participação de grupos de artes cênicas formados por pessoas em situação de rua, além de dançarinos, músicos e poetas das nove regionais de Belo Horizonte, mágicos, atores e contadores de histórias. 

Coordenada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Mostra vai trazer à sociedade a riqueza artística produzida pela população em situação de rua, que tem como características a sensibilidade, a percepção estética de sua realidade, a criatividade e a capacidade de expressão por meio da arte.

A partir do trabalho social desenvolvido pelo Serviço Especializado em Abordagem Social do Creas Centro-Sul, a Rua é Pop pretende promover momentos para a apresentação e valorização dos artistas como uma nova possibilidade de trabalho e renda.

Trata-se de um instrumento lúdico de empoderamento e autonomia, que possibilita à pessoa em situação de rua a exibição e expressão de suas artes, mas também de comercialização dos produtos construídos ao longos das oficinas. Ainda dentro da programação, a Prefeitura promove rodas de conversa que visam estimular a reconstrução dos projetos de vida e consequente saída da vida nas ruas.

A programação segue no dia 4 de dezembro no Museu da Moda com o 1° desfile DASRU(A) buscando valorizar as identidades coletivas e individuais das mulheres cis, trans e travestis em situação de rua em Belo Horizonte, e promover a discussão com a sociedade das violações sofridas por elas.

com assessoria

Nenhum comentário: