terça-feira, 3 de dezembro de 2019

MACHADO RECEBE NOTA 10 NO ICMS TURÍSTICO


A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), divulgou na semana passada a listagem dos municípios mineiros habilitados a receber parcelas do ICMS Turístico em 2020. Dos 853 municípios de Minas Gerais, 154 foram habilitados e a cidade de Machado, no Sul de Minas, pela primeira vez na história do município, atendeu aos requisitos estabelecidos e aparece na lista dos municípios contemplados com nota máxima, 10.

Apesar da economia agrícola baseada no café e no desenvolvimento industrial, o projeto elaborado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura de Machado traça metas a médio e longo prazo para o desenvolvimento do turismo no município. 

Entre as potencialidades turísticas de Machado destacam-se o turismo cultural, turismo religioso e turismo rural. A partir de 2020 o município passa a receber recursos do ICMS para fomentar estes setores.

“De maneira técnica, atendemos todos os requisitos do programa, implementamos uma política pública de turismo com legislação, plano, fundo e integração ao Circuito Caminhos Gerais, o turismo do ponto de vista institucional está organizado e começará a receber recursos, são os primeiros passos para uma atividade econômica até então desacreditada em Machado quando assumimos a secretaria em janeiro de 2017”, relata João Alexandre Moura, secretário de cultura, turismo e esportes de Machado.

Machado obteve um aumento de 33% no programa ICMS Cultural e pela primeira vez na história inseriu o município de Machado nos programas ICMS Esportivo e ICMS Turístico, além de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro do Governo Federal.

A relação dos municípios habilitados a receber parcelas do ICMS Turístico pode ser conferida no link:  https://bit.ly/2XMVOY5

Nenhum comentário: