Pular para o conteúdo principal

UFLA FIRMA ACORDO COM A ANA PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA DE DADOS HIDROLÓGICOS


A Agência Nacional de Águas (ANA) celebrou, no último dia 17, Acordo de Cooperação Técnica (ACT)  com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o objetivo de estabelecer compromisso de cooperação institucional para a criação de um sistema de dados hidrológicos unificado, que abranja informações dos setores usuários.

No âmbito do ACT, a ANA e a UFLA buscarão soluções de gestão, armazenamento, análise, disponibilização e publicação de dados. Pelo acordo, firmado entre os diretores da ANA e o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, a parceria técnica visa a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de tecnologia da informação, para culminar nessa base de dados centralizada.

“O objetivo dessa busca de parcerias é criar soluções de caráter inovador nos processos de gestão de dados hidrológicos, de regulação e fiscalização de usos de recursos hídricos, de segurança de barragens, de eventos críticos e de planejamento dos usos da água, que contribuam para melhorar a gestão hídrica no Brasil todo”, afirmou o diretor da ANA Marcelo Cruz, após a assinatura.

O acordo terá vigência de cinco anos, período no qual a UFLA e a ANA estabelecerão os requisitos do novo sistema, as tecnologias a serem empregadas, as funcionalidades oferecidas. O planejamento desses passos será a peça central que irá nortear a cooperação, assim como os instrumentos de repasse financeiro e seus produtos específicos, compondo a primeira meta tangível do Acordo.

“A solução tecnológica a ser criada deve prover uma nova base de dados central e incorporar novas variáveis, como qualidade da água e dados fornecidos pelos setores regulados pela ANA. Esperamos ainda que, com isso, a sociedade brasileira tenha acesso a cada vez mais dados, de qualidade, e que o envio de informações para alimentar o sistema seja seguro e ágil”, afirmou Cruz.

com assessoria da ANA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...