terça-feira, 21 de janeiro de 2020

CAMPING DE ATLETISMO: EVENTO REUNIU ATLETAS, TREINADORES E INICIANTES DE DIFERENTES PARTES DO PAÍS


O 12º Camping de Atletismo realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) entre os dias 13 (segunda-feira) e 18 (sábado) reuniu atletas, treinadores e iniciantes de diferentes partes do Brasil. O objetivo é atrair iniciantes para a prática desportiva, bem como proporcionar a integração de atletas e treinadores da seleção brasileira com os integrantes dos Centros Regionais de Iniciação ao Atletismo (CRIA Lavras).

O evento é promovido pelo CRIA Lavras, com o apoio da UFLA, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (Selt) de Lavras, da Associação Desportiva Atletismo Brasil (Adab), da empresa de Gestão de Eventos Desportivos Universitários (Gedu) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

As atividades foram desenvolvidas nas dependências esportivas da UFLA nos períodos da manhã e tarde. Foi realizado um ciclo de palestras com diversos temas e pesquisas relacionados à iniciação esportiva, ao treinamento de alto rendimento, ao controle de cargas e áreas adjacentes com aplicações práticas para o treinamento de atletismo. camping  

A estudante de Educação Física da UFLA Islane Lopes participa do Camping de Atletismo desde a sua infância, e para ela fazer parte da organização é gratificante. 

“Sou muito grata por esse evento. Um dia já estive treinando como as crianças da iniciação, e o que parecia ser apenas uma atividade de ocupação das férias se tornou uma oportunidade de almejar uma universidade e de enxergar a vida com outros olhos, e assim entender qual a importância social e racial de uma criança negra num país como o Brasil”.

Saudades
Este foi o primeiro ano que o evento foi realizado sem a presença do professor Fernando Oliveira, idealizador do Camping de Atletismo, juntamente com o professor Neilton Moura, técnico da seleção brasileira de atletismo. Fernando que faleceu em outubro de 2019 deixou saudades entre os participantes, que relembraram os momentos que estiveram juntos em outras edições. 

“Nessa edição não tivemos a presença do 'pai maior', o Fernando, um dos mentores do camping. Apesar da presença não física dele, é muito nítido que ele esteja presente em tudo que fazemos como bem lembrado em todos os momentos pelo nosso querido Nei (Neilton Moura)”, comentou a estudante Islane Lopes.

da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: