Pular para o conteúdo principal

LEI MUNICIPAL INCENTIVA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS ABANDONADAS EM POÇOS DE CALDAS

Já existem na cidade mais de 200 locais adotados por moradores, por pessoas da terceira idade e aposentados
Objetivo do programa Cidadania e Ecologia é firmar parcerias com a comunidade para manutenção de terrenos baldios

A Lei n. 8.587, de setembro de 2009, instituiu em Poços de Caldas, no Sul de Minas, o programa Cidadania e Ecologia, que tem como objetivo principal a conservação, recuperação e manutenção de terrenos baldios de propriedade do município, por meio de parcerias com pessoas físicas ou jurídicas, associações de moradores e cooperativas. 

Autor de um anteprojeto sobre o tema, encaminhado ao Executivo também em 2009, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) ressalta a importância da divulgação da norma existente e da participação da comunidade nesse projeto.

De acordo com a legislação aprovada pela Câmara, as parcerias a serem firmadas se referem a terrenos baldios sem serventia imediata para a municipalidade, onde terceiros interessados poderão utilizá-los para o plantio de hortaliças, frutas, legumes e flores, com vistas à manutenção da limpeza da área, nos termos estabelecidos com o poder público. 

A lei estabelece, ainda, que os interessados devem apresentar carta de intenções junto à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Outros objetivos do programa são: melhoria na qualidade de vida da população vizinha às áreas públicas que possam abrigar o projeto; incentivo à cidadania junto à população residente em áreas periféricas da cidade, a partir de sua integração a um programa que seja, ao mesmo tempo, educativo em respeito ao meio ambiente e essencial para a recuperação de áreas degradadas, abandonadas ou de difícil utilização; integração da sociedade com o poder público, especialmente no desenvolvimento de políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida, ao incentivo à cidadania e ao compromisso com a manutenção de um meio ambiente equilibrado.

Cagnani ressalta que o programa instituído por lei fortalece as políticas públicas de cuidado com o meio ambiente e de incentivo ao cultivo de frutas, hortaliças e flores. 

“Já existem na cidade mais de 200 locais adotados por moradores, por pessoas da terceira idade e aposentados, como é o caso de uma família no bairro Monte Verde, ao lado do bairro Boa Esperança II. São pessoas que cuidam do espaço, auxiliando a Prefeitura na questão de áreas que estavam desocupadas. O que precisamos é divulgar esse projeto e incentivar a população a adotar os terrenos que não são utilizados pelo município e estão abandonados. Muitas dessas áreas são usadas para depósito de lixo e acabam abrigando diversos tipos de animais”, diz.

Segundo o vereador, desde 2009, a intenção era justamente essa, criar um projeto de incentivo à adoção de áreas verdes. 

“O que sempre sugerimos foram ações visando à melhoria da qualidade de vida e da estética visual dessas localidades, através de um projeto permanente. O que esperamos é uma participação maior da comunidade, com o auxílio da Prefeitura e Secretarias Municipais competentes”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...