Pular para o conteúdo principal

UFLA FORMA 590 PROFISSIONAIS EM NOVO ESPAÇO MULTIUSO


Mais um ciclo se completa para 590 estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que receberam na última quinta-feira, 6,o tão sonhado diploma de graduação, na solenidade de colação de grau referente ao segundo semestre letivo de 2019. Familiares, amigos e docentes lotaram o Espaço Multiuso, em três sessões realizadas ao longo do dia, para prestigiar os novos profissionais, formados por 29 cursos de graduação da UFLA.

A conquista é motivo de comemoração para todos, como enfatiza a vice-reitora, professora Édila Vilela Von Pinho. 

“Vocês estão aqui porque seus familiares sonharam vocês como profissionais. Saibam, formandos, que vocês são muito valiosos para essa Instituição, para seus familiares e amigos, e para a sociedade que investiu na formação de vocês como profissionais e cidadãos excepcionais. Vocês fazem parte da história da UFLA, de todos os professores dessa Universidade e de todos apoiadores com quem conviveram”.

A conclusão do ensino superior tem significado especial para cada família. “Meus pais não tiveram a oportunidade que tive, e sou a primeira da minha família que está se formando em uma universidade. Foram 4 anos e meio, foi muito difícil. Estou tão feliz por esse sonho se realizando que nem estou acreditando”, conta a recém-pedagoga Franciene Soares. 

Caroline Aparecida de Lima e Amanda Aparecida de Lima Santos sonharam juntas não só como mãe e filha. Ambas estudaram na UFLA e se formaram na mesma solenidade. Caroline, a mãe, formou em Letras e Amanda, a filha, em Engenharia Química. 

“Nem consigo descrever a nossa felicidade, porque vi a luta da minha mãe para poder estudar aqui, formar. Compartilhar este momento é indescritível, a família inteira está muito feliz porque é uma conquista em dupla”, afirma Amanda.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora também destacou a excelência do ensino público oferecido na UFLA. “Vocês são privilegiados por terem concluído o curso superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, com competência reconhecida nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.” 

A UFLA situa-se entre as 10 melhores universidades do País, segundo avaliação do MEC, além de ser a única que, nos últimos seis anos, conquistou o chamado “duplo 5”, nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC/MEC) e nota máxima na avaliação da Instituição.

A qualidade do ensino foi um critério decisivo para que Alessandro Vital de Lima Souza decidisse sair de São Paulo e cursar Agronomia na UFLA. “Pesquisei antes na internet, vi que a Universidade estava no ranking do Guia dos Estudantes entre as melhores e fiz um filtro entre as que eram cinco estrelas.” Mas o coração também contribuiu para a decisão. “Quando cheguei neste câmpus, achei lindo, me senti bem e decidi que queria estudar aqui.”

Com a qualidade encontrada na UFLA é que Patrick Luiz Barretos Soares, licenciado em Filosofia, espera retribuir o investimento em sua formação realizado pela sociedade. “Minha intenção é devolver esse trabalho, contribuindo para que mais jovens tenham esse acesso à educação, a um ensino superior de qualidade gratuito e a escolas públicas de qualidade.”

Gratidão aos professores
A cerimônia de colação de grau também é momento de reconhecimento da dedicação dos professores e da equipe técnica da UFLA, essenciais para formação dos novos profissionais. No evento à noite, a turma de Educação Física prestou homenagem in memorian ao professor Fernando de Oliveira, recebida por seu filho e egresso da UFLA, Pedro Oliveira.

“É gratificante o fato do meu pai ser homenageado. Demonstra que ele foi um bom professor e que ensinou mais que conteúdo acadêmico, ensinou aos seus alunos a viverem a vida. Essa era uma característica dele. Independentemente de ontem ele estiver, sei que ele está feliz em ver seus alunos se formando, dando sequência na profissão que ele sempre atuou. Eu como filho, agradeço a oportunidade de estar aqui representando meu pai”, disse Pedro.

Inauguração do Espaço Multiuso
O dia foi de dupla comemoração para a UFLA. A formatura dos novos profissionais coincidiu com a inauguração do Espaço Multiuso, concebido para a realização de eventos institucionais. 


“A Universidade existe porque os estudantes existem, então aproveitamos para conciliar essa inauguração com a formatura. Além disso, muitos desses formandos acompanharam a construção desse espaço por alguns anos. Houve o empenho de muitas pessoas para que pudéssemos estar aqui hoje, inclusive do nosso reitor, professor José Scolforo, que infelizmente não pode estar conosco hoje”, afirmou a vice-reitora.

O Espaço Multiuso possui infraestrutura para receber até 3.300 pessoas e beneficiará tanto a comunidade acadêmica quanto a população de Lavras, com a realização de eventos técnico-científicos relevantes para a comunidade acadêmica e com elevado potencial para movimentar os setores de comércio e serviços da cidade. Além do espaço onde foi realizada a cerimônia, o centro abriga, na parte inferior, oito salas de aula com capacidade para 120 estudantes e cinco anfiteatros, com lotação de 150 pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.