terça-feira, 21 de abril de 2020

POÇOS: SECRETARIA DE SAÚDE ADOTA NOVO MODELO DE BOLETIM INFORMATIVO DA COVID-19


Desde a última sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, no Sul de Minas, passou a adotar um novo modelo de Informe Epidemiológico, para divulgação das atualizações diárias referentes ao Novo Coronavírus – Covid 19. Em novo layout, a divulgação traz mais detalhes, com o objetivo de facilitar a compreensão e proporcionar maior entendimento da situação epidemiológica da Covid-19 no município. 

“Desde o início da pandemia, sempre foi uma preocupação nossa fornecer dados precisos para a população. Nesta semana tivemos um dinamismo epidemiológico que reforçou a necessidade deste maior detalhamento”, comentou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. 

A finalidade da mudança é responder de forma direta, aos questionamentos da população. “A cada boletim divulgado, sempre éramos questionados, como profissionais de saúde, a responder questões que não ficavam tão claras para a população. Com este formato, pensado e repensado, buscamos responder a todas estas dúvidas”, complementou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica. 

Antes desta mudança, a Secretaria de Saúde utilizava o modelo baseado na comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, em que eram informados apenas: total de notificações, casos suspeitos, confirmados, descartados e óbitos. “Sem dúvidas, esta riqueza de detalhes trazida pelo novo boletim vai contemplar a maior parte das perguntas apresentadas pela imprensa e pela população em geral. Poços passa a ter um modelo original de comunicação para a Covid-19, baseado sim em pesquisas e modelos de outros municípios, mas aprimorado para atender as demandas da nossa cidade”, disse Aline Fallaci, gerente de Controle de Qualidade de Atendimento. 

Além destes três setores da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Comunicação Social também participou da elaboração deste novo boletim, com o desenvolvimento de layout exclusivo para o informe municipal. 

“Todas as nossas ações são pautadas em diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, e dentro destes princípios, dentro da transparência, a comunicação clara e precisa é fundamental neste enfrentamento da pandemia. Toda a equipe envolvida está de parabéns pelo trabalho”, declarou Carlos Mosconi, secretário de Saúde.

Mais informações
O novo boletim traz o número total de suspeitos notificados e as informações referentes a: investigação concluída, casos suspeitos em investigação e casos confirmados. O detalhamento inclui: casos descartados por exame laboratorial, alta por critério clínico, casos suspeitos em isolamento domiciliar, internações em ala/UTI, curados, óbitos confirmados e óbitos em investigação.

Informe Epidemiológico
Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, nesta sexta-feira, 17 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 76.494 notificações; 72.860 casos suspeitos; 1.021 confirmados, 2.578 descartados e 35 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.

Nenhum comentário: