Pular para o conteúdo principal

UFLA AVANÇA EM INVESTIMENTOS NA ÁREA DE ESPORTES

Projeção da Piscina semiolímpica

Mais de 7 milhões serão investidos na área de esportes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O recurso destinado pela Secretaria Especial do Esporte, ligada ao Ministério da Cidadania visa a construção de um Ginásio de Ginástica e uma Piscina semiolímpica aquecida. E, para tornar tudo isso sustentável, haverá um investimento maior em placas fotovoltaicas na universidade.

As obras já iniciaram no Complexo Esportivo da UFLA (anexo à Pista de Atletismo) e a previsão de finalização do Ginásio é para o final do segundo semestre de 2020 e da Piscina para o primeiro semestre de 2021.

A construção do Ginásio visa fortalecer o desenvolvimento da equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA, que alcança resultados expressivos no cenário esportivo Mundial, tendo como membros um dos técnicos e vários atletas da Seleção Brasileira.

Além da equipe de competição, o Departamento de Educação Física (DEF) da UFLA desenvolve, desde 2010, um trabalho de popularização das Ginásticas, atendendo crianças a partir de 5 anos até estudantes universitários, por meio do projeto Ginástica na UFLA. Hoje são cerca de 200 participantes nas mais diversas turmas, com expectativa de dobrar após a finalização da obra.

Além disso, são conduzidas várias pesquisas, cursos de formação de professores, treinadores e árbitros, que serão extremamente beneficiados com a construção desse espaço, que contará com dois salões para aulas e treinamentos, sala de aulas, centro de reabilitação e prevenção, salas de treinamento e vestiários. Tudo isso em um projeto pioneiro nas Américas que prevê parcerias com as entidades gestoras das ginásticas nacional e internacional.

Já a Piscina semiolímpica aquecida terá 25,01 m de comprimento por 12,5 m de largura, com seis raias de 2,5 m de largura. O lado da saída terá 2,3 m de profundidade e o outro lado 1,3 m. No espaço haverá ainda sala de aula, gabinete de professor, laboratório, arquibancada com quatro lances de degraus e 15 m de comprimento, vestiários, e secretaria para controle de entrada. 

No ensino, a Piscina será utilizada nas disciplinas relacionadas às atividades aquáticas, treinamento e fisiologia do exercício. Na pesquisa serão desenvolvidos projetos de biomecânica dos nados por meio da análise de imagem e estudos de controle da carga de treinamento no ambiente aquático. E, na extensão serão conduzidos projetos para atividades na comunidade universitária e lavrense, no combate ao sedentarismo e na formação de uma equipe competitiva de natação, além da iniciação de uma equipe de polo aquático.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, essa é uma grande conquista para a Instituição e toda a sua comunidade acadêmica, além de toda a região de Lavras que se beneficia com os projetos de extensão. 

“Fizemos pelo menos 15 reuniões na busca desses recursos. E, em 2019 conseguimos lograr êxito. Destacamos que todas essas estruturas têm um enorme impacto na UFLA, permitindo melhorias no ensino, na pesquisa, e ainda na extensão universitária”.

O reitor ressalta que por meio desse investimento, espera-se um crescimento na área de pesquisa do DEF. 

“É um investimento muito expressivo que conquistamos, e esperamos que os professores aprofundem a sua inserção em pesquisas para que possamos ter em breve um curso de mestrado em algumas das áreas da Educação Física e posteriormente de doutorado. Pois, é assim que se constrói uma universidade de qualidade”.

com Camila Caetano - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/