Pular para o conteúdo principal

DALMO RIBEIRO INICIA MOVIMENTO PARA GARANTIR PERMANÊNCIA EM TRÊS CORAÇÕES

O deputado apresentou requerimento à Presidência da Assembleia pedindo providências ao governador Romeu Zema

Preocupado com os rumores de que o Exército Brasileiro pretende transferir a Escola de Sargentos das Armas (ESA) de Três Corações para outro estado, o deputado Dalmo Ribeiro apresentou, nesta segunda-feira, 8, requerimento à Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para que o governador Romeu Zema tome providências de forma a impedir que isso ocorra.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, Dalmo Ribeiro pede que o governador de Minas interceda junto ao Ministério da Defesa e ao presidente Jair Bolsonaro, em defesa da manutenção da Escola de Sargentos no município mineiro, onde ela está instalada há mais de 70 anos.

“Não mediremos esforços para que a ESA continue instalada em Três Corações. A escola tem uma grande importância não só para a história da cidade, como também no aspecto econômico. É uma das marcas do Sul de Minas e não podemos perdê-la.

Precisamos mostrar, com urgência, que já temos uma estrutura muito grande da ESA em Três Corações, portanto, muito mais viável expandir a presença já existente. Essa é uma causa que merece ampla atenção dos colegas parlamentares, lideranças locais e do governador Romeu Zema”, afirma Dalmo Ribeiro.

Notícias veiculadas na imprensa do Paraná têm apontado negociações para a transferência da ESA para aquele Estado. O assunto surgiu depois que o portal do Governo do Paraná postou uma reportagem sobre um encontro do governador Carlos Massa Ratinho Junior com o comandante Militar do Sul do Exército Brasileiro, general Valério Stumpf. A matéria diz que a “intenção do Exército é desativar a atual sede da escola, em Três Corações, e transferir toda a estrutura para um novo local, projetado especialmente para receber os alunos.

A Escola de Sargentos das Armas de Três Coração tem capacidade para formar 1 mil estudantes por ano. Ela é o estabelecimento de ensino de nível superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das armas de: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações.

A estrutura é composta de alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução: Campo de Instrução do Atalaia com área de 4,6 km² e o Campo de Instrução Moacyr Araújo Lopes com área de 20 km², sendo este último distante cerca de 40 km de Três Corações.

Atualização
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria do Exército Brasileiro. O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) esclareceu no final da manhã de quarta-feira, 10, que "trata-se de um estudo e que não há nada definido sobre o tema".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.