segunda-feira, 8 de junho de 2020

DALMO RIBEIRO INICIA MOVIMENTO PARA GARANTIR PERMANÊNCIA EM TRÊS CORAÇÕES

O deputado apresentou requerimento à Presidência da Assembleia pedindo providências ao governador Romeu Zema

Preocupado com os rumores de que o Exército Brasileiro pretende transferir a Escola de Sargentos das Armas (ESA) de Três Corações para outro estado, o deputado Dalmo Ribeiro apresentou, nesta segunda-feira, 8, requerimento à Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para que o governador Romeu Zema tome providências de forma a impedir que isso ocorra.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, Dalmo Ribeiro pede que o governador de Minas interceda junto ao Ministério da Defesa e ao presidente Jair Bolsonaro, em defesa da manutenção da Escola de Sargentos no município mineiro, onde ela está instalada há mais de 70 anos.

“Não mediremos esforços para que a ESA continue instalada em Três Corações. A escola tem uma grande importância não só para a história da cidade, como também no aspecto econômico. É uma das marcas do Sul de Minas e não podemos perdê-la.

Precisamos mostrar, com urgência, que já temos uma estrutura muito grande da ESA em Três Corações, portanto, muito mais viável expandir a presença já existente. Essa é uma causa que merece ampla atenção dos colegas parlamentares, lideranças locais e do governador Romeu Zema”, afirma Dalmo Ribeiro.

Notícias veiculadas na imprensa do Paraná têm apontado negociações para a transferência da ESA para aquele Estado. O assunto surgiu depois que o portal do Governo do Paraná postou uma reportagem sobre um encontro do governador Carlos Massa Ratinho Junior com o comandante Militar do Sul do Exército Brasileiro, general Valério Stumpf. A matéria diz que a “intenção do Exército é desativar a atual sede da escola, em Três Corações, e transferir toda a estrutura para um novo local, projetado especialmente para receber os alunos.

A Escola de Sargentos das Armas de Três Coração tem capacidade para formar 1 mil estudantes por ano. Ela é o estabelecimento de ensino de nível superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das armas de: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações.

A estrutura é composta de alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução: Campo de Instrução do Atalaia com área de 4,6 km² e o Campo de Instrução Moacyr Araújo Lopes com área de 20 km², sendo este último distante cerca de 40 km de Três Corações.

Atualização
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria do Exército Brasileiro. O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) esclareceu no final da manhã de quarta-feira, 10, que "trata-se de um estudo e que não há nada definido sobre o tema".

Nenhum comentário: