terça-feira, 7 de julho de 2020

OS BASTIDORES


Um comunicado do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, publicado na última sexta-feira, 3, informa que, em razão da emenda constitucional que adiou as Eleições Municipais 2020, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho serão prorrogados em 42 dias – proporcionalmente ao adiamento da votação.

Embora o calendário eleitoral tenha sido alterado, os partidos e as lideranças já se movimentam rumo às eleições. Em Lavras, no Sul de Minas, até o momento, segundo informações de bastidores, quatro chapas são especuladas para vir a concorrer a sucessão do prefeito José Cherem (PSD). A ex-deputado federal Dâmina Pereira, esposa do ex-prefeito Carlos Alberto Pereira, ambos do Podemos, pode vir a ser a candidata do grupo, com um possível apoio do grupo político da família Cherem. De acordo com informações de bastidores, com essa possível aliança, a família Cherem poderia indicar o o vice na chapa, que pode ser o atual vice-prefeito Edson Alves de Abreu, o Duti, do PSD.

A ex-prefeita Jussara Menicucci (Avante) é outro nome forte no xadrez eleitoral deste ano em Lavras. Jussara, que já contabiliza três mandatos como chefe do Executivo local, poderia tentar o quarto mandato. A ex-prefeita, segundo informações, têm mantido contato com correligionários e liderança, mais não assumiu ainda se será pré-candidata. Especulações indicam que a ex-prefeita poderia repetir a dobradinha com seu ex-vice-prefeito Cassimiro da Silva, caso veja a ser candidata.

No grupo de oposição ao prefeito José Cherem na Câmara Municipal, o atual vereador Carlos Lindomar de Souza (PSL) é o nome mais especulado para se lançar na disputa pela sucessão na prefeitura. Lindomar poderia ter como companheira de chapa a atual vereadora Nastenka Georgina Ferreira, a Nanah.

O empresário e jornalista Sylvio Menicucci Neto (DEM), o Silvinho, é outro que tem a pretensão de se lançar no pleito deste ano. O engenheiro Jânio Bragança tem sido aventado com uma possibilidade de ser o vice na chapa.

Já no Partido dos Trabalhadores (PT), alguns membros da legenda se movimentam com vistas a se emplacar como pré-candidatos, mais até o momento o partido não se posicionou se lançará alguma candidatura a Prefeitura de Lavras.

Nenhum comentário: