quinta-feira, 23 de julho de 2020

POUSO ALEGRE FAZ AÇÕES DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS FLORESTAIS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO


Com objetivo na prevenção de queimadas tão frequentes nesta época do ano, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, está fazendo a manutenção dos aceiros ao redor da floresta do Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes, também conhecido como Horto Florestal, e da Reserva Biológica nas proximidades do Morro do Cristo. 

Este tipo de ação é de suma importância na prevenção das queimadas, pois mesmo que o fogo chegue nas áreas de pasto adjacentes, o aceiro impede que as chamas consigam alcançar a mata. Além disso, duas motocicletas fazem a ronda tanto nas divisas do Parque quanto na área da Reserva Biológica, incluindo o acesso ao Cristo. O objetivo dessas rondas é o monitoramento periódico da área, para prevenir possíveis crimes ambientais. 

Outra ação importante é a manutenção de cercas da divisa do Horto. Rebanhos de gado de propriedades rurais vizinhas, que ocasionalmente podem entrar na floresta para pastar, causam pisoteamento e compactação do solo, provocando alteração no ambiente natural e prejudicando os animais silvestres. 

Todas essas melhorias visam manter a integridade dessas áreas naturais protegidas no município, que abrigam importantes remanescentes de Mata Atlântica, repletas de recursos naturais indispensáveis para a manutenção da qualidade ambiental do município e região.


Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, infelizmente os incêndios florestais são frequentes nessa época do ano. Essas ocorrências, mostradas pela imprensa, entristecem e preocupam por se tratarem de algo tão prejudicial para a biodiversidade. 

“Algumas vezes os incêndios são provocados de forma criminosa, outras são acidentais, mas o fato é que todo tipo de queimada é extremamente prejudicial para o meio ambiente. Milhares de espécies animais e vegetais são perdidas, o que afeta diretamente o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida de todos nós”, relata o Secretário de Meio Ambiente Alberto Maia Valério.

Nenhum comentário: