Pular para o conteúdo principal

100 PRIMEIROS DIAS DE MANDATO É TEMA DE CAPACITAÇÃO GRATUITA DO PROJETO DESENVOLVE MINAS GERAIS


A partir do dia 1º de janeiro de 2021, os prefeitos eleitos assumem as prefeituras e enfrentarão os desafios que a administração pública municipal impõe, junto com toda a sua equipe administrativa. Para que os gestores compreendam melhor esse processo inicial e possam assumir os mandatos mais bem preparados, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas oferecem, por meio do projeto Desenvolve Minas Gerais, três edições virtuais do curso denominado “Os 100 primeiros dias de mandato”, nos dias 3 e 4, 9 e 10 e 15 e 16 de dezembro. As inscrições são gratuitas e estão abertas aos gestores e servidores públicos municipais. Clique aqui e acesse.

No módulo 1, o curso irá tratar sobre transição de governo; implantação do Sistema Permanente de Planejamento e Gestão; identidade visual do Governo e Plano de Comunicação; elaboração do Plano de Ação Imediata de Governo; elaboração do Plano Geral de Governo (três módulos de plano de ação) e instituição do acompanhamento permanente das contas municipais e dos convênios.

No módulo 2, serão abordados: o cenário da gestão pública antes da LRF; pressupostos da Gestão Fiscal Responsável – O que mudou com a LRF?; instrumentos de Planejamento e Gestão (PPA, LDO, LOA); Lei da Transparência e acesso às informações públicas; adequação do orçamento ao Plano de Governo e estabelecimento de metas prioritárias e indicadores de gestão.

No último módulo, os participantes terão o conteúdo: reorganização da estrutura administrativa; critérios para nomeação de secretários e assessores; controle das despesas com pessoal; regulamentação dos concursos públicos municipais; busca de apoio para aperfeiçoamento da máquina; revisão dos códigos municipais: tributário, plano de cargos e salários, plano diretor, posturas; os 10 passos para a Boa Governança e um diálogo sobre a parceria SEBRAE, AMM e Municípios.

Novos prefeitos
Os prefeitos eleitos de municípios afiliados à AMM devem fazer o cadastro na Central de Cursos (clicando aqui) e, depois, entrar em contato com a equipe do CQGP, para concluir a inscrição, pelo número (31) 2125-2411 (falar com Edir).

Desenvolve Minas Gerais
Os cursos oferecidos pelo Desenvolve Minas Gerais, que integra o convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas, fazem parte da nova fase do projeto, denominada “Capacitando a Gestão Pública”. O objetivo é proporcionar conhecimento legal e teórico sobre os aspectos administrativos, financeiros e operacionais do encerramento de mandato. O público-alvo dessa etapa são os gestores e agentes públicos, que trabalham direta ou indiretamente com a temática.

Parcerias
O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Serviço

  • Curso: “Os 100 primeiros dias de mandato”
  • Data: 1ª turma: 3 e 4 /12 – 2ª turma: 9 e 10/12 – 3ª turma: 15 e 16/12
  • Inscrições gratuitas e limitadas pelo Portal AMM. Clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...