terça-feira, 10 de novembro de 2020

EX-ALUNO DA UNIFEI HÉLVIO NEVES É NOMEADO COMO NOVO DIRETOR DA ANEEL

Hélvio Guerra foi sabatinado no dia 19 de outubro pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e deve exercer seu mandato na ANEEL até maio de 2022

No último dia 5 de novembro, Hélvio Neves Guerra, ex-aluno da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi nomeado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com mandato até 24 de maio de 2022.

Hélvio teve seu nome aprovado, no dia 19 de outubro, pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, por 13 votos a 2. O novo diretor ocupava até então o cargo de secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.

Formado em Engenharia Elétrica pela então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), em 1979, onde também concluiu seu mestrado na mesma área, em 1981, e tendo concluído seu doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2001, Hélvio Guerra tem uma longa carreira na área acadêmica e no setor elétrico. 

Ele foi professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) entre 1981 e 2000 e ficou por 18 anos na ANEEL, onde exerceu cargos de superintendente em quatro áreas diferentes e também de presidente da Comissão Especial de Licitação da Agência.

Seu currículo inclui ainda a atuação como membro do Conselho Fiscal da Eletrosul, da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e da CGT Eletrosul, além da participação em comitês científicos e bancas examinadoras, com trabalhos técnicos e científicos publicados no Brasil e no exterior. Guerra ocupou cargos na ANEEL entre 2001 e 2019, quando saiu para ser secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético no Ministério das Minas e Energia (MME).

Nenhum comentário: