Pular para o conteúdo principal

RECEITA FEDERAL E UNIS FIRMAM PARCERIA PARA IMPLANTAÇÃO DO 1º NAF COMEX NO SUL DE MINAS


A Receita Federal em Varginha e o Grupo Unis firmaram no dia 18 de dezembro a ampliação do Acordo de Cooperação do NAF, assinado em 2017, para atuação, a partir de 2021, também no Comércio Exterior.

O objetivo do NAF/COMEX é contribuir para que o microempreendedor individual (MEI) e o cidadão hipossuficiente possam exportar seus produtos e auxiliar também na importação, além de outras demandas relacionadas ao comércio exterior. A previsão é que o NAF/COMEX seja implantado no Unis no primeiro semestre de 2021.

Participaram da reunião o delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro; o delegado adjunto da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa e o auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha e como representantes do Unis, Ricardo Morais Pereira, pró-reitor Acadêmico no Grupo Unis; Dimas Almeida dos Reis, coordenador do NAF e do curso de Ciências Contábeis; Gustavo Flausino de Oliveira, Coordenador do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior; Rodrigo Faria, Coordenador do Núcleo Varginha e Luana Peixoto, secretária geral do NAF.

O auditor-fiscal Henrique Viegas comenta: “O potencial para o crescimento do NAF/COMEX em nossa região é muito grande. Já temos uma rede de comércio exterior bem desenvolvida e a inclusão do microempreendedor individual (MEI) e do cidadão hipossuficiente nas transações internacionais será benéfica para toda a sociedade. Pequenos produtores rurais, apicultores, fabricantes de cachaça e de cerveja, e até mesmo artesãos são alguns dos empreendedores regionais que poderão expandir seus negócios. Assim, a criação do NAF/COMEX é de grande valia para que esses pequenos empreendedores possam dar os primeiros passos no comércio internacional, seja para a exportação de seus produtos seja para a importação de matérias-primas.”

Sobre o NAF
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma parceria da Receita Federal do Brasil (RFB) com as Instituições de Ensino Superior (IES), que visa disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Constitui-se também como importante elemento da prática profissional para os alunos de ciências contábeis e comércio exterior.

Promovem uma interação maior entre a RFB, as Instituições de Ensino, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, através de um Acordo de Cooperação, a qualificação de futuros profissionais contábeis e de comércio exterior, e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vista ao fortalecimento da imagem de ambos (RFB e IES) perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania.

NAF Unis Varginha
O NAF do Unis atualmente é vinculado ao curso de Ciências Contábeis e é pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar em atendimentos realizados no Brasil. Os 41823 atendimentos realizados em 2020, que correspondem a 31% dos atendimentos totais realizados no país.

O NAF COMEX será vinculado ao curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/