terça-feira, 22 de dezembro de 2020

RECEITA FEDERAL E UNIS FIRMAM PARCERIA PARA IMPLANTAÇÃO DO 1º NAF COMEX NO SUL DE MINAS


A Receita Federal em Varginha e o Grupo Unis firmaram no dia 18 de dezembro a ampliação do Acordo de Cooperação do NAF, assinado em 2017, para atuação, a partir de 2021, também no Comércio Exterior.

O objetivo do NAF/COMEX é contribuir para que o microempreendedor individual (MEI) e o cidadão hipossuficiente possam exportar seus produtos e auxiliar também na importação, além de outras demandas relacionadas ao comércio exterior. A previsão é que o NAF/COMEX seja implantado no Unis no primeiro semestre de 2021.

Participaram da reunião o delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro; o delegado adjunto da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa e o auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha e como representantes do Unis, Ricardo Morais Pereira, pró-reitor Acadêmico no Grupo Unis; Dimas Almeida dos Reis, coordenador do NAF e do curso de Ciências Contábeis; Gustavo Flausino de Oliveira, Coordenador do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior; Rodrigo Faria, Coordenador do Núcleo Varginha e Luana Peixoto, secretária geral do NAF.

O auditor-fiscal Henrique Viegas comenta: “O potencial para o crescimento do NAF/COMEX em nossa região é muito grande. Já temos uma rede de comércio exterior bem desenvolvida e a inclusão do microempreendedor individual (MEI) e do cidadão hipossuficiente nas transações internacionais será benéfica para toda a sociedade. Pequenos produtores rurais, apicultores, fabricantes de cachaça e de cerveja, e até mesmo artesãos são alguns dos empreendedores regionais que poderão expandir seus negócios. Assim, a criação do NAF/COMEX é de grande valia para que esses pequenos empreendedores possam dar os primeiros passos no comércio internacional, seja para a exportação de seus produtos seja para a importação de matérias-primas.”

Sobre o NAF
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma parceria da Receita Federal do Brasil (RFB) com as Instituições de Ensino Superior (IES), que visa disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Constitui-se também como importante elemento da prática profissional para os alunos de ciências contábeis e comércio exterior.

Promovem uma interação maior entre a RFB, as Instituições de Ensino, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, através de um Acordo de Cooperação, a qualificação de futuros profissionais contábeis e de comércio exterior, e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vista ao fortalecimento da imagem de ambos (RFB e IES) perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania.

NAF Unis Varginha
O NAF do Unis atualmente é vinculado ao curso de Ciências Contábeis e é pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar em atendimentos realizados no Brasil. Os 41823 atendimentos realizados em 2020, que correspondem a 31% dos atendimentos totais realizados no país.

O NAF COMEX será vinculado ao curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior.

Nenhum comentário: