Pular para o conteúdo principal

LABCOVID/UFLA COMEÇA A PROCESSAR TESTES DE CIDADES DA MICRORREGIÃO DE LAVRAS


Nesta segunda-feira, 25, o laboratório estruturado na Universidade Federal de Lavras para a realização de testes moleculares de diagnóstico da Covid-19, Labcovid UFLA, recebeu o primeiro fluxo de amostras pelo credenciamento à Fundação Ezequiel Dias (Funed). O LabCovid passa a processar 200 testes semanais dos municípios que compõem a microrregião de Lavras: Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas, Luminárias, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho.

A coordenadora do LabCovid, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, afirma que esse novo fluxo de testes torna o laboratório uma referência no Estado para o diagnóstico da Covid-19. “O LabCovid passa a ser um polo de recebimento das amostras da Funed. Todos os testes urgentes da microrregião, relacionados a síndrome respiratória aguda grave ou de gestantes, por exemplo, serão processados no LabCovid”. 

A cota semanal inicialmente pactuada entre o LabCovid, a Funed e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) era de 150 amostras. Em reunião realizada na quinta-fei, 21, com os secretários de saúde dos municípios da microrregião, a coordenação do LabCovid decidiu ampliá-la para 200. “Havia municípios com cotas muito baixas para um período de pandemia e onda vermelha na microrregião. Decidimos ampliar a capacidade de diagnóstico para melhorar a assistência a esses municípios e, consequentemente, o fluxo de saúde em Lavras, que recebe pacientes graves de cidades da região”, explica Joziana.

Ultrafreezers
Além da realização de testes de diagnóstico, o LabCovid poderá armazenar vacinas contra a Covid-19 que precisam ser conservadas em temperaturas muito baixas, como a produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioTech, que deve ser mantida a -70°c.

Na sexta-feira, dia 22, a universidade encaminhou à Superintendência Regional de Saúde de Varginha um documento colocando à disposição do governo do estado dois ultrafreezers com capacidade para armazenar até 160 mil doses de vacina a temperaturas que variam de -50°c a -86°c. 

Mais sobre o LabCovid
Com o apoio do reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o LabCovid foi inaugurado em outubro de 2020, com equipamentos de alta tecnologia para a realização de testes de diagnóstico molecular da Covid-19.

O laboratório funciona com base em dois fluxos: um institucional, em parceria com o município, com a realização de testes segundo critérios estabelecidos para atender as demandas locais. O segundo fluxo segue critérios determinados pela Funed e pelo Ministério da Saúde.

Em Lavras, o LabCovid já processou mais de 1.500 amostras, incluindo profissionais da saúde de três hospitais da cidade, amostras ambientais, de indivíduos sintomáticos e assintomáticos. Só no ano de 2020, pelo menos 11.000 testes rápidos foram aplicados em conjunto, pela vigilância epidemiológica e pela UFLA, e pelo menos 1.000 amostras foram processadas no LabCovid.

*Por Gláucia Mendes - da DCOM/UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...