sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

UNIFAL-MG OBTÉM PRIMEIRAS CONCESSÕES DE PATENTES COMO TITULAR JUNTO AO INPI


No final de 2020, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) obteve o registro, como titular, das duas primeiras cartas-patentes da universidade junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A documentação comprova a autoria e o ineditismo de invenções originadas em pesquisas acadêmicas que têm aplicabilidade industrial. 

Conforme a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da UNIFAL-MG, a carta-patente é o documento que concede exclusividade de uso das invenções aos seus titulares, comprovando a finalização do processo e a certificação de que todos os pré-requisitos foram atendidos para a concessão. 

“A concessão das cartas-patentes com titularidade da Universidade Federal de Alfenas se destaca como um marco na contínua excelência na pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação da instituição”, afirma.

A primeira carta-patente foi conquistada pela UNIFAL-MG no mês de novembro pela invenção “Derivados Piperidínicos da (-)-Cassina e (-)-Spectalina, composições farmacêuticas contendo os mesmos e processos para sua preparação”, desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Trata-se de um produto que busca proporcionar novos agentes terapêuticos com atividade analgésica e/ou anti-inflamatória, podendo ser útil no tratamento de doenças inflamatórias incluindo neuropatias como a doença de Alzheimer.

Os inventores são os pesquisadores Cláudio Viegas Júnior (Instituto de Química/UNIFAL-MG) e Marcia Paranho (Faculdade de Ciências Farmacêuticas/UNIFAL-MG), em parceria com Luciana Ávila Santos, Vanderlan da Silva Bolzani, Magna Suzana e Alexandre Moreira.

Após a análise de todos os trâmites, acompanhamento das exigências realizadas pelo INPI e assessoramento técnico da Agência de Inovação e Empreendedorismo foi possível atender e obter a carta-patente. “Esta carta-patente possui 10 anos de validade a partir de 17/11/2020”, explica professora Izabella.

da assessoria da UNIFAL-MG

Nenhum comentário: