quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

UNIFEI É PARCEIRA EM PROJETO DE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO CLIMÁTICO EM ITAJUBÁ

Parceria entre UNIFEI, INOVAI e Clima ao Vivo proporciona câmeras de monitoramento climático para a cidade de Itajubá
As imagens podem ser acessadas de maneira on-line por qualquer pessoa pelo site Clima ao Vivo

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) oficializou uma parceria com a startup Clima ao Vivo e a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) para monitoramento e manutenção de câmeras posicionadas para obterem imagens das condições do tempo em Itajubá.

Com essa parceria, qualquer pessoa que tenha interesse em saber as condições climáticas na cidade pode acessar gratuitamente as imagens em tempo real no site climaaovivo.com.br, que, além das imagens, fornece previsões, notícias e vídeos com conteúdos exclusivos sobre as condições do tempo.

Clima ao Vivo
A Clima ao Vivo é uma empresa de monitoramento de tempo e clima que possui câmeras HD em 18 estados e em mais de 130 cidades do Brasil. A ideia nasceu em 2014 e foi idealizada devido à grande demanda para informações climáticas precisas. A partir desta necessidade, a startup decidiu desenvolver uma solução para quem deseja ver ao vivo como está o tempo em suas cidades de interesse.

Há cinco anos no mercado, o site climaaovivo.com.br transmite gratuitamente imagens das condições do tempo nas diversas cidades em que possui câmeras. “É comum termos que tomar decisões diárias que são afetadas pelas condições do tempo. Acreditamos que se somarmos às previsões de tempo imagens de vídeo ao vivo, e ainda tivermos a possibilidade de analisar como foi a evolução até o momento, nossas tomadas de decisão poderão ser muito mais precisas”, diz Denilson Rocha, CEO da Clima ao Vivo.

Parceiros
“A parceria abre novas perspectivas e complementa as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Ciências Atmosféricas da UNIFEI. As informações poderão trazer melhor qualidade aos boletins meteorológicos, estudos de tempo e clima e avaliação de impactos em episódios severos de tempestades. Além disso, o banco de imagens será de grande valia para estudos ambientais comuns aos diferentes cursos de graduação e pós-graduação do IRN”, ressalta o professor Marcelo de Paula Corrêa, diretor do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade.

Para Maurício de Pinho Bitencourt, diretor da INOVAI, “a parceria traz ganhos mútuos ao conectar uma startup inovadora ao Ecossistema Itajubá Hardtech, além de promover Itajubá em âmbito nacional sobre um assunto de grande interesse, como o clima”.

A INOVAI é uma associação criada por um consenso entre entidades dos governos federal, estadual e municipal de Itajubá, bem como associações de classe dos setores da indústria, do comércio e instituições de ensino, como a UNIFEI, por entenderem que Itajubá possui mecanismos de geração de renda e de empregos baseados na ciência, tecnologia e inovação, e tem como objeto gerir os programas de empreendedorismo e inovação no munícipio.

Monitoramento em diversas cidades
Com a parceria oficializada, duas câmeras foram instaladas em Itajubá, você pode acessá-las de forma direta pelos links abaixo:



Por meio do climaaovivo.com.br, pode-se conferir gratuitamente, além de Itajubá, várias cidades de Minas Gerais: Arcos, Belo Horizonte, Carmo da Mata, Divinópolis, Itabira, Itapecerica, Lagoa da Prata, Mariana, Montes Claros, Oliveira, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piumhi, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula e mais de 130 cidades distribuídas em 18 estados brasileiros, com câmeras ao vivo e informações relevantes e exclusivas sobre o tempo e clima de cada cidade.

Nenhum comentário: