sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

FORMIGAS EM AÇÃO!

Sabia que formigas são super importantes para a natureza? Conheça mais sobre esses pequenos insetos em vídeo feito por pesquisadores da UFLA

Formigas estão em todo lugar! Ou em quase todo lugar. Na terra, no piquenique no parque, no meio da rua, nas árvores e até na cozinha da sua casa. Não dá para esquecer um pedaço de doce em cima da mesa que, se estão por perto, as danadinhas atacam!

Agora, imagine que você está comendo um bolo de chocolate, delicioso. E aí aparece uma formiga no prato. O que você pensa? “Que nojo” ou “que legal”? Muita gente tem nojo, sabia? Acha que formiga é tipo uma praga, uma coisa que a gente não quer por perto.

Mas formigas são muito mais do que isso! Hoje a gente sabe que existem mais de 13 mil espécies de formigas no mundo! Elas vivem em locais diferentes e têm vários tamanhos, cores e jeitos de viver e de se organizar.

E sabia que os cientistas acreditam que o peso de todas as formigas do mundo juntas é maior que o peso de todos os humanos? Não tem só mais formiga que pessoas, elas também vivem na Terra há muito, muuuito mais tempo que a gente. Elas surgiram há uns 140 milhões de anos!

Por que formigas são tão importantes?
E as formigas são super importantes para a natureza. Uma das coisas que elas fazem é dispersar sementes. Isso significa que elas carregam sementinhas de plantas de uma parte para outra, e isso ajuda mais plantas a nascerem por aí! É um trabalho bem legal.

Elas também ajudam a controlar os pulgões, um tipo de inseto bem pequenininho, chamado de piolho de planta – e que fazem mal para as plantas. Além disso, elas ajudam na absorção de nutrientes no solo. “Ao fazer os ninhos, elas facilitam a entrada de ar e água em lugares do solo que não entrariam naturalmente”, explica Carla Ribas, professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Tá vendo? As formigas têm vários trabalhos importantes para plantas, animais e para a gente! Elas são muito importantes no mundo.

Conheça a Rainha Minerva!
A Rainha Minerva explica ainda melhor, afinal, ela é uma formiga muito sábia e carismática. Ela é a protagonista do primeiro vídeo da série “Formigas Em Ação”, feito pelo pessoal do Laboratório de Ecologia de Formigas da UFLA. Assista para conhecer o que essa formiguinha tem para contar!

*Por Luiza Lages - do Minas Faz Ciência, com informações da assessoria de comunicação da UFLA

Nenhum comentário: