Pular para o conteúdo principal

FORMIGAS EM AÇÃO!

Sabia que formigas são super importantes para a natureza? Conheça mais sobre esses pequenos insetos em vídeo feito por pesquisadores da UFLA

Formigas estão em todo lugar! Ou em quase todo lugar. Na terra, no piquenique no parque, no meio da rua, nas árvores e até na cozinha da sua casa. Não dá para esquecer um pedaço de doce em cima da mesa que, se estão por perto, as danadinhas atacam!

Agora, imagine que você está comendo um bolo de chocolate, delicioso. E aí aparece uma formiga no prato. O que você pensa? “Que nojo” ou “que legal”? Muita gente tem nojo, sabia? Acha que formiga é tipo uma praga, uma coisa que a gente não quer por perto.

Mas formigas são muito mais do que isso! Hoje a gente sabe que existem mais de 13 mil espécies de formigas no mundo! Elas vivem em locais diferentes e têm vários tamanhos, cores e jeitos de viver e de se organizar.

E sabia que os cientistas acreditam que o peso de todas as formigas do mundo juntas é maior que o peso de todos os humanos? Não tem só mais formiga que pessoas, elas também vivem na Terra há muito, muuuito mais tempo que a gente. Elas surgiram há uns 140 milhões de anos!

Por que formigas são tão importantes?
E as formigas são super importantes para a natureza. Uma das coisas que elas fazem é dispersar sementes. Isso significa que elas carregam sementinhas de plantas de uma parte para outra, e isso ajuda mais plantas a nascerem por aí! É um trabalho bem legal.

Elas também ajudam a controlar os pulgões, um tipo de inseto bem pequenininho, chamado de piolho de planta – e que fazem mal para as plantas. Além disso, elas ajudam na absorção de nutrientes no solo. “Ao fazer os ninhos, elas facilitam a entrada de ar e água em lugares do solo que não entrariam naturalmente”, explica Carla Ribas, professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Tá vendo? As formigas têm vários trabalhos importantes para plantas, animais e para a gente! Elas são muito importantes no mundo.

Conheça a Rainha Minerva!
A Rainha Minerva explica ainda melhor, afinal, ela é uma formiga muito sábia e carismática. Ela é a protagonista do primeiro vídeo da série “Formigas Em Ação”, feito pelo pessoal do Laboratório de Ecologia de Formigas da UFLA. Assista para conhecer o que essa formiguinha tem para contar!

*Por Luiza Lages - do Minas Faz Ciência, com informações da assessoria de comunicação da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...