quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

NAF DO UNIS É O LÍDER DE ATENDIMENTOS NO BRASIL PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO


Em 2018 uma parceria inédita entre a Receita Federal e o Grupo Unis deu luz ao NAF, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, que oferece assistência tributária e fiscal à comunidade de Varginha e região, com atendimentos conduzidos pelos alunos do curso de Ciências Contábeis.

A Receita Federal vem dedicando uma atenção especial ao gerenciamento dos NAF e na capacitação de seus alunos desde o final de 2017. A cada ano o número de atendimentos aos cidadãos cresce e supera as expectativas.

Em 2020, os NAF do sul de Minas realizaram 82.492 atendimentos, representando 55% do total dos 148.778 atendimentos no Brasil. No ranking nacional de atendimentos, os Núcleos do sul de Minas ocupam quatro dos cinco primeiros lugares, sendo liderado pelo NAF do Unis em Varginha.

Com um total de 15.511 atendimentos, o NAF do Unis lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo, auxiliando contribuintes em demandas relacionadas, principalmente a: Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, MEI – Micro Empreendedor Individual e Auxílio Emergencial do Governo Federal.

O coordenador do NAF e do curso de Ciências Contábeis do Unis, professor Dimas Reis, comenta que o Núcleo foi pioneiro na adaptação ao contexto da pandemia, que teve impacto direto na dinâmica de trabalho de todos os Núcleos do país. 

“O NAF do Unis foi pioneiro neste momento de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, desenvolvendo uma metodologia apropriada para o atendimento remoto, que serviu de modelo para os mais de 400 NAF do Brasil”, destacou.

A superação frente ao contexto da pandemia não foi apenas importante para a prática profissional dos alunos, mas também para uma grande parcela da sociedade que depende da dinâmica facilitadora oferecida pelo NAF. “Levar informação aos contribuintes é o principal desafio do NAF Unis. Mesmo sem atendimento presencial, o desafio foi plenamente alcançado”, concluiu o Prof. Dimas.

1º NAF Comex no sul de Minas
A eficiência do Núcleo de Apoio Fiscal do Unis, resultou, no final de 2020, na ampliação do Acordo de Cooperação do NAF, assinado em 2017, para atuação, a partir de 2021, também no Comércio Exterior.

O objetivo do NAF/COMEX é contribuir para que o microempreendedor individual (MEI) e o cidadão hipossuficiente possam exportar seus produtos e auxiliar também na importação, além de outras demandas relacionadas ao comércio exterior. A previsão é que o NAF/COMEX seja implantado no Unis no primeiro semestre de 2021.

Sobre o NAF
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é uma parceria da Receita Federal do Brasil com as Instituições de Ensino Superior, que visa disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Constitui-se também como importante elemento da prática profissional para os alunos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior.

Promovem uma interação maior entre a Receita, as Instituições de Ensino, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, através de um Acordo de Cooperação, a qualificação de futuros profissionais contábeis e de comércio exterior, e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vista ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania.

Nenhum comentário: