sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

VARGINHA PRORROGA PARA 5 DE ABRIL O INÍCIO DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


Em reunião na tarde desta quarta-feira, 24, no salão do Inprev, ficou definido que o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais de Varginha, no Sul de Minas, não será mais em março e sim dia 5 de abril. 

A decisão foi tomada em reunião que contou com as presenças do prefeito de Varginha, Vérdi Melo, dos secretários municipais de Governo Honorinho Ottoni, de Educação Gleicione Bagne de Souza e da Saúde Luiz Carlos Coelho, da encarregada da Vigilância Sanitária Nara Alvarenga e do procurador-geral do município Evandro dos Santos.

O principal motivo que levou ao adiamento das aulas presenciais é o fato de que em um universo de 34 escolas, algumas não conseguiram se adequar aso protocolos sanitários para receberem o alvará da Vigilância Sanitária e então reabrirem e receberem os estudantes.

A Vigilância Sanitária visitou todas as escolas em outubro, e baseada no Decreto 10.131/2020, criou um check list a ser cumprido, mas devido à burocratização envolvendo, por exemplo, situações como licitações, não foi possível cumprir com todos os itens.

Agora, as escolas ganham um novo prazo para cumprir as determinações da Vigilância Sanitária e obter o alvará sanitário.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho, o cenário epidemiológico do carnaval ainda não foi constatado “pois estamos apenas oito dias após o carnaval e ainda temos ate o 14º dia para ver essa conta”. Para dar segurança a volta as aulas será feito um inquérito epidemiológico em que todos os profissionais da educação municipal farão o teste PCR antígeno rápido 40min que será realizado na véspera do retorno das aulas, após 7 dias e 14 dias após o início das aulas presenciais.

O prefeito Vérdi Melo reuniu com as diretoras das escolas municipais e Cemeis, quando falou da decisão de prorrogar a data de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Varginha. 

“Não era este o nosso desejo, havíamos nos programado para o mês de março, mas infelizmente surgiram alguns problemas de ordem técnica que nos fizeram rever a data de reinicio das aulas presencias”, destacou o prefeito que pediu a compreensão da população.

Vérdi ainda deixou claro que a rede particular de ensino poderá retomar com as aulas presenciais já no dia 02 de março, conforma previsto por Decreto anteriormente editado.

Nenhum comentário: