Pular para o conteúdo principal

ZONA DA MATA E VERTENTES RECEBEM PRÓXIMA EDIÇÃO DO WEBNÁRIO DA AMM E SEBRAE


O próximo webinário “Novos Prefeitos Empreendedores”, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Sebrae Minas, acontecerá na próxima quinta-feira e será voltados aos prefeitos e prefeitas da região Zona da Mata e Vertentes , com o objetivo de apresentar o Sebrae e as ações da AMM, como parceiros dos municípios para a construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios. 

O encontro, que já está na sua quinta edição, faz parte das ações do projeto Desenvolve Minas Gerais, que é o resultado da parceria entre as entidades com ações planejadas para o desenvolvimento dos municípios mineiros.

A transmissão será pelo canal do Youtube da Associação Mineira de Municípios (AMM). Clique aqui e acesse.

O público-alvo são prefeitos, vice-prefeitos, secretários de desenvolvimento, vereadores, presidentes de câmaras municipais e demais lideranças e gestores locais.

Os participantes contarão com importantes palestras técnicas sobre desenvolvimento econômico local, instrumentos de gestão e indicadores de desenvolvimento, governança e planos de desenvolvimento, além da apresentação das ações do Guia do Prefeito Empreendedor e do Programa Cidade Empreendedora.

Na abertura, estarão presentes o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz; o presidente da AMM, Julvan Lacerda; e os gerentes das respectivas regionais do Sebrae.

O presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, destaca que os gestores que assumirão em 2021 terão muitos desafios pela frente e precisam de muito apoio e conhecimento para conseguirem administrar suas prefeituras. “Por isso, há a responsabilidade institucional da AMM em aprimorar dois pontos essenciais: a capacitação da gestão pública, porque não adianta conseguir mais recursos, melhorar a relação federativa, se não melhorarmos de dentro para fora; e fomentar o desenvolvimento local, despertando a vocação para o empreendedorismo.”

Julvan Lacerda reforça, ainda, a importância da união dos prefeitos mineiros neste momento importante para a recuperação da saúde dos mineiros e da economia do Estado. No evento, serão apresentadas as ferramentas da AMM (cursos do CQGP, portal do afiliado e Diário Online) como forma de auxiliar os municípios no desenvolvimento de ações para a eficiência na gestão pública.

Esta será a quarta edição do webinário “Novos Prefeitos Empreendedores”, que irá percorrer todas as nove regionais do Sebrae no Estado, envolvendo, também, as microrregionais. 

O lançamento do webinário Prefeitos Empreendedores aconteceu no Triângulo Mineiro (28/01) e contou com a participação de centenas de gestores e servidores municipais, mostrando o sucesso da iniciativa das duas entidades, que focam em oferecer suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local. As regiões Noroeste, Alto Paranaíba, Centro-Oeste e Sudoeste já receberam o evento.

Encontros
Para o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, os encontros acontecem em um momento muito importante de retomada da economia, em que os pequenos negócios precisam de políticas públicas e um ambiente favorável para se recuperarem da crise. 

“Promover o potencial do desenvolvimento do município, respeitando suas vocações, sua identidade e valorizando suas riquezas é a chave para a retomada econômica e a geração de mais empregos e renda. O Sebrae possui o programa Cidade Empreendedora que contribui com o poder público para efetivar o desenvolvimento do município e região”, destaca.

Nos encontros, serão apresentadas e debatidas as ações trazidas no Guia do Prefeito Empreendedor, material elaborado pelo Sebrae Minas que reúne um conjunto de propostas construídas ao longo dos mais de 40 anos de atuação da entidade nos municípios. 

Nele, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais gestores públicos encontram ações e informações que poderão auxiliá-los no desenvolvimento econômico dos municípios, geração de emprego e renda, e fortalecimento dos pequenos negócios locais.

Será lançado, ainda, o Cidade Empreendedora, programa de transformação econômica dos municípios, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios pela implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios. O programa é composto por 10 eixos e mais de 90 soluções voltadas para a gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, educação empreendedora, inovação, instrumentos jurídicos, entre outras.

“É um projeto que oferece um conjunto de soluções aos municípios, fruto de parcerias do Sebrae com diversos órgãos e instituições. Queremos oferecer aos prefeitos e gestores públicos instrumentos e condições que favoreçam o desenvolvimento do território de forma ampla, em diversas esferas. O Sebrae MG está presente nos 853 municípios mineiros e esse projeto é um marco em nossa atuação em prol do desenvolvimento econômico”, destaca o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz.

Projeto Desenvolve Minas Gerais
O projeto Desenvolve Minas Gerais foi lançado em agosto do ano passado. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda em todos os 853 municípios do Estado.

Na primeira etapa, foram realizados os webinários “AMM nos Municípios – Encontro online nas microrregionais” por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. O foco foi alavancar a retomada do desenvolvimento dos municípios, impactados pela pandemia do coronavírus.

Parceiros
O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Agenda de encontros “Webinários para os Novos Prefeitos Empreendedores”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

MP DENUNCIA 25 PESSOAS NA SEGUNDA FASE DE OPERAÇÃO CONTRA FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM CAMPO DO MEIO

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Campos Gerais, ofereceu denúncia contra 25 pessoas no âmbito da segunda fase da Operação Reação Adversa. A investigação apurou a prática de crimes relacionados à falsificação de medicamentos veterinários e à posterior comercialização dos produtos em plataformas de comércio eletrônico por uma organização criminosa instalada em Campo do Meio, no Sul de Minas. Nesta segunda fase da operação, os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa e de falsificação, depósito, venda ou exposição à venda de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Dois investigados também foram denunciados pelo crime de ameaça contra um advogado de uma empresa farmacêutica. Segundo as apurações, a organização criminosa era estruturada em rede e composta por 13 núcleos, que atuavam com compartilhamento de informa...

PROJETO DE LEI MIRA ROTINA DAS REPÚBLICAS DE LAVRAS E PENALIZA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Festas em imóveis residenciais com cobrança de ingressos serão proibidas. Proposta não foi aberta para discussão com a sociedade local Pressa: Projeto já será votado na próxima reunião da Câmara Municipal Após a maioria dos vereadores da Câmara darem uma Lei Delegada para o prefeito José Cherem (PSD) governar com amplos poderes, sem fazer alarde, agora está em tramitação acelerada naquela Casa Legislativa de Lavras, no Sul de Minas, um projeto de lei que vai atingir em cheio a rotina principalmente das repúblicas da cidade. O Projeto de Lei 06 de 2017, de autoria do vereador Coronel Claret (PSD), trata sobre a perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade. De acordo com o PL, a fonte ou o fato gerador da perturbação do sossego poderá estar localizado no interior do imóvel ou estendendo-se pela calçada ou via pública. As pessoas físicas e jurídicas que causarem perturbação do sossego pelo uso anormal da propriedade e que não atenderem a notificação gerada pelos...