quarta-feira, 31 de março de 2021

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM SISTEMAS AGROALIMENTARES DA UFLA SÃO APRESENTADOS NA AGRITROP 21


Projetos de sustentabilidade em sistemas agroalimentares da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que podem servir de exemplo para o mundo foram apresentados, no último dia 25 durante a III Semana Internacional de Agricultura Tropical (AgriTrop 21), evento realizado com o objetivo de reunir subsídios para a Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, que ocorre em setembro deste ano. 

A semana foi organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre os destaques da Semana Internacional de Agricultura Tropical, está a homenagem a um dos principais mentores e entusiastas desse modelo de agricultura no País, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que concorre este ano ao Prêmio Nobel da Paz.

Representante da UFLA no evento, o professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) Paulo Henrique Leme destacou a importância da tecnologia e da inovação na construção de mercados agroalimentares sustentáveis. 

“As tecnologias, tanto agrícolas quanto sociais e digitais, desempenham um papel estratégico no desenvolvimento de sistemas agroalimentares e devem ser incentivadas por meio de políticas públicas”, disse.

Entre as iniciativas desenvolvidas com o apoio da UFLA, Leme citou a parceria com a Fundação Neumann, da Alemanha, para a capacitação de pequenos produtores de café. A atuação conjunta tem possibilitado aos agricultores um maior nível de organização e produtividade, com a aplicação de tecnologias adequadas à sua realidade. De 2011 a 2019, os cafeicultores associados à fundação conseguiram ampliar sua produtividade, saltando de 24 para 42 sacas de café beneficiadas por safra, a um custo de produção praticamente estável.

“Essa é uma evidência da aplicação de tecnologia com qualidade, focada em um modo de organização associativista, que proporciona melhoria na qualidade de vida e na qualidade de renda dos produtores”, afirma. De acordo com Leme, a experiência pode servir de exemplo para produtores de regiões tropicais, como países da América Central e do Sul, além da Ásia e da África.

Entre as inovações tecnológicas sustentáveis desenvolvidas com a participação da UFLA, o docente também destacou o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), instrumento de implementação do novo Código Florestal Brasileiro que, entre outras funcionalidades, promove a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais e mapeia a evolução da vegetação nativa. 

“O CAR é uma das maiores bases de gestão territorial do mundo e garante maior transparência para os mercados internacionais, atendendo às necessidades de rastreabilidade e conformidade com leis e normas ambientais.” A plataforma possui, atualmente, uma base de dados de 2,8 terabytes e 1,6 milhões de usuários.

AgriTrop 21
A III Semana Internacional de Agricultura Tropical foi realizada de 22 a 26/3, com a participação de líderes, cientistas, ambientalistas e empreendedores de vários países, reunidos remotamente para trocar experiências, fortalecer e compartilhar práticas sustentáveis de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Um dos enfoques da Semana foi a divulgação do modelo brasileiro de Agricultura Tropical Sustentável desenvolvido ao longo das últimas cinco décadas, que transformou o Brasil de país importador de alimentos, na década de 1970, para um dos maiores players do agronegócio mundial.

*Da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: