segunda-feira, 19 de abril de 2021

MONUMENTO NACIONAL CAMINHO DA ESTRADA REAL É APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Relatoria de Lafayette Andrada foi aprovada na CCJ, projeto segue para análise do Senado
Um dos trechos da Estrada Real, o caminho do Sabarabuçu segue margeando o Rio das Velhas e tem a Serra da Piedade, do alto dos seus 1.762 metros, como uma de suas atrações. Antigamente, ela servia também como referência de localização para a chegada às minas a partir de Raposos, Sabará e Caeté

O relatório do Deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nessa semana sobre o projeto de lei que levanta o monumento nacional o Caminho da Estrada Real, que abrange os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (PL7243/06).

No relatório, Lafayette enfatizou que “a Estrada Real foi a principal rota de transporte do ouro e dos diamantes encontrados nas jazidas de Minas Gerais”.

“A importância comercial do trajeto se manteve inabalável durante quase dois séculos, e só começou a diminuir com a chegada das primeiras ferrovias ao país. Ao todo, a Estrada Real abrange 182 municípios num total de 1.400 quilômetros, região que se destaca por seu rico acervo histórico-cultural e pelas inúmeras manifestações artísticas, constituindo-se em excelente vetor para o desenvolvimento do turismo cultural”, disse em seu relatório.

O projeto é de autoria do deputado Reginaldo Lopes e agora segue para análise do Senado. Caso aprovado, segue para sanção presidencial.

*Com Assessoria do Dep. Lafayette de Andrada

Nenhum comentário: