Pular para o conteúdo principal

BAIRRO LINHARES, EM JF, PASSA A TER VOLUME DE CHUVAS REGISTRADO POR PLUVIÔMETRO AUTOMÁTICO


Diante da importância de registrar a intensidade e o volume das chuvas que atingem o bairro Linhares, um pluviômetro automático foi instalado na região no final de abril. A instalação, realizada por empresa contratada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), aconteceu após demanda da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

O monitoramento dos dados referentes às chuvas no Linhares é fundamental para auxiliar na identificação de situações de risco. O engenheiro da Defesa Civil, Fernando Assis, conta que a instalação do pluviômetro no bairro foi possível com a realocação de equipamentos. “O bairro Filgueiras tinha dois pluviômetros instalados, sendo que apenas um já é suficiente para registrar as chuvas da região. Então solicitamos que um dos equipamentos do Filgueiras fosse realocado para o Linhares, um bairro com histórico de deslizamento e que ainda não contava com pluviômetro automático”, explica.

O equipamento foi instalado na Associação Desportiva da Polícia Militar e, por ser automático, envia os dados de volume e intensidade das chuvas em tempo quase-real ao Cemaden, que emite alertas quando necessário.

Manutenção dos pluviômetros
Em Juiz de Fora há 25 pluviômetros automáticos e os dados registrados podem ser acompanhados no site do Cemaden. No último mês, sete equipamentos passaram por manutenção, sendo um deles na Estação Pluviométrica, localizada na Ponte Domingos Alves Pereira.

Além da manutenção do pluviômetro, a câmera que fica na Estação passou por ajustes, o que possibilita o monitoramento do volume do Rio Paraibuna através das imagens. No local, há também um laser que mede e registra o nível do Rio Paraibuna de hora em hora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.