quarta-feira, 5 de maio de 2021

BAIRRO LINHARES, EM JF, PASSA A TER VOLUME DE CHUVAS REGISTRADO POR PLUVIÔMETRO AUTOMÁTICO


Diante da importância de registrar a intensidade e o volume das chuvas que atingem o bairro Linhares, um pluviômetro automático foi instalado na região no final de abril. A instalação, realizada por empresa contratada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), aconteceu após demanda da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

O monitoramento dos dados referentes às chuvas no Linhares é fundamental para auxiliar na identificação de situações de risco. O engenheiro da Defesa Civil, Fernando Assis, conta que a instalação do pluviômetro no bairro foi possível com a realocação de equipamentos. “O bairro Filgueiras tinha dois pluviômetros instalados, sendo que apenas um já é suficiente para registrar as chuvas da região. Então solicitamos que um dos equipamentos do Filgueiras fosse realocado para o Linhares, um bairro com histórico de deslizamento e que ainda não contava com pluviômetro automático”, explica.

O equipamento foi instalado na Associação Desportiva da Polícia Militar e, por ser automático, envia os dados de volume e intensidade das chuvas em tempo quase-real ao Cemaden, que emite alertas quando necessário.

Manutenção dos pluviômetros
Em Juiz de Fora há 25 pluviômetros automáticos e os dados registrados podem ser acompanhados no site do Cemaden. No último mês, sete equipamentos passaram por manutenção, sendo um deles na Estação Pluviométrica, localizada na Ponte Domingos Alves Pereira.

Além da manutenção do pluviômetro, a câmera que fica na Estação passou por ajustes, o que possibilita o monitoramento do volume do Rio Paraibuna através das imagens. No local, há também um laser que mede e registra o nível do Rio Paraibuna de hora em hora.

Nenhum comentário: