sexta-feira, 28 de maio de 2021

JESUÂNIA E TIMÓTEO DIZEM 'NÃO' À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS


Mais duas cidades mineiras manifestaram serem contra a privatização dos Correios, por meio de proposições votadas em suas Câmaras Municipais. No dia 20, Timóteo aprovou moção em repúdio à venda da estatal e, no dia 24, foi a vez de Jesuânia. Na primeira cidade, localizada no Vale do Aço, a iniciativa foi proposta pelo vereador Vinícius Bim (PT). Já em Jesuânia, município do Sul de Minas, o autor foi o vereador Agnaldo dos Santos (PTB).

Com a aprovação dessas proposições, 128 cidades de Minas Gerais já se mostraram contrárias à venda dos Correios. As ações contam com o apoio da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), que busca sensibilizar a população quanto às consequências negativas de uma eventual privatização da empresa pública.

Principalmente nas cidades menores e de médio porte, a privatização da empresa pública pode ter mais efeitos negativos. Em 60% dos municípios do Brasil, somente há os Correios como unidade de representação do governo federal. A presença da estatal nessas localidades é uma forma de garantir aos moradores acesso a serviços e ações de caráter governamental, econômico e social. Por estar presente em todos os municípios brasileiros, a empresa é a principal operadora logística do País e atua como agente de integração dessas cidades aos principais polos produtivos, de serviços e econômicos nacionais.

Moções já aprovadas
A lista completa das cidades de MG que se manifestaram contra a privatização dos Correios está disponível no site da ADCAP Minas. Ao serem aprovadas, as moções são enviadas às autoridades do Congresso Nacional e do Executivo Federal. No site da Associação, também é possível conferir quem são os vereadores que propuseram as iniciativas em repúdio à privatização da estatal. Eles são de correntes políticas variadas, demonstrando que manter os Correios como empresa prestadora de serviços públicos é de interesse de toda a sociedade.

Nenhum comentário: