sexta-feira, 30 de julho de 2021

PREFEITO E VICE DE BARROSO PARTICIPAM DE VISITA À FÁBRICA DE CIMENTO COM PROMOTOR AMBIENTAL


O prefeito de Barroso, nas Vertentes, Anderson Geraldo de Paula e o vice-prefeito, Eduardo Pinto participaram no último dia 20, de uma reunião e visita na unidade da LafargeHolcim em Barroso que foi solicitada pelo promotor Fábio Rodrigues Lauriano, coordenador da promotoria ambiental de Ubá. Também participaram do encontro o engenheiro florestal Tássio Emílio Ladeira, a Assessora Jurídica Leila Aparecida Silva e a ex-vereadora Verinha.

A visita foi proposta pelo promotor após relatos feitos pelo prefeito sobre questões ambientais ao representante do Ministério Público em reunião na prefeitura em junho. Além disso, a promotoria já havia recebido o relatório de uma audiência pública realizada em 2019 na Câmara Municipal sobre co-processamento. Na visita da última semana, o promotor conheceu o processo produtivo da empresa e também as possíveis consequências ambientais do referido processo.

Prefeito repassou problemas ambientais ao promotor
O primeiro contato do promotor ambiental com Barroso ocorreu no dia 21 de junho e foi muito importante. O prefeito Anderson repassou alguns casos recentes e outros mais antigos que ocorrem no município e pediu a atenção do promotor Fábio Lauriano.

O prefeito solicitou à Promotoria que fosse averiguada algumas reclamações da população dentre elas: derramamento de óleo no Rio das Mortes, a mortandade de Peixes, odor constante espalhado pela cidade, entre outras questões importantes para a cidade. Na oportunidade o Município se comprometeu a averiguar a situação da Usina de Triagem e Compostagem, apresentando um plano de Recuperação de Área Degradada, a fim de promover a recuperação do local, caso que a prefeitura já encaminhou a solicitação ao CIGEDAS.

Nenhum comentário: