Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DA FIEMG FALA SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DO CENTRO-OESTE


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Eduardo Soares, participou do Encontro com Gestores Municipais do Centro-Oeste Mineiro, realizado na manhã do último dia, na sede da Associação Mineira dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI). 

O líder empresarial falou sobre desenvolvimento regional, ao lado do prefeito de Itapecerica e presidente da AMVI, Wirley Reis, do presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Julvan Lacerda e do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica e prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela.

Dentre as pautas discutidas estavam as dívidas da saúde com os municípios da região, a conclusão do Hospital Regional, o Projeto Destrava 853 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ações e estratégias com foco no desenvolvimento econômico e social do Centro-Oeste.

Em seu pronunciamento, o presidente da AMVI falou da importância da união das entidades e do Poder Público para discutir assuntos de interesse dos municípios, com intuito de promover qualidade de vida do cidadão. “Estamos aqui pra sermos parceiros nessa luta, unidos através das associações, para cobrar das lideranças ações pelo desenvolvimento da região”, enfatizou Wirley Reis.

O presidente do CISVI, Edson Vilela, falou da necessidade de colocar o Centro-Oeste em lugar de destaque na economia de Minas. “Estamos ficando pra trás em termos de desenvolvimento, mas podemos resgatar a pujança da nossa região, usar nossa experiência para alavancar outros municípios e transforma a realidade dos nossos munícipes”, destacou.

O presidente da CNM, Julvan Lacerda, destacou a importância da aproximação das associações com os vereadores e prefeitos dos municípios com intuito de fortalecer as associações e defendeu uma maior qualificação da gestão pública. “A entidade precisa ter uma voz segura para falar em nome dos municípios. Precisamos buscar a qualificação da gestão pública, preparar os municípios para que tenham competência para aplicar bem os recursos que vierem”, pontuou.

Com foco no desenvolvimento, o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, citou as vantagens da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Divinópolis (COMDES), instituído em novembro do ano passado e que representa a modernização do modelo de gestão. “O Conselho é um órgão colegiado consultivo e deliberativo, de assessoramento ao Poder Executivo Municipal e que ouve a voz da cidade, já que têm representantes de todos os segmentos da sociedade”, explicou.

O presidente da FIEMG destacou também a importância da união das cidades do Centro-Oeste mineiro na busca por soluções para questões como os marcos regulatórios, infraestrutura, logística de transporte, inovações tecnológicas, novas ofertas energéticas como o gasoduto e atenção às quentões ambientais. “São fatores que precisam ser priorizadas pelos nossos gestores públicos e que impulsionam o desenvolvimento, aumentando a competitividade das nossas indústrias”, destacou.

Eduardo Soares adiantou ainda que será desenvolvido um levantamento com diversos municípios do Centro-Oeste, com intuito de apresentar um diagnóstico de potencialidades que podem ser desenvolvidas para atração de novas empresas. “Nosso objetivo é que Divinópolis e região seja destaque no fornecimento de serviços de alta complexidade para as cadeias produtivas e que seja referência pela gestão pública fluida, digital, tecnológica e em favor da ambiência de negócios”, enfatizou o líder empresarial.

*Com Gracielle Castro, da FIEMG Regional Centro-Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho