Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS RECEBE PLEITO PELO TOMBAMENTO DA SERRA DO CURRAL

Vereadora de BH Duda Salabert entregou ao presidente da ALMG manifesto pela causa ambiental

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu um abaixo-assinado com cerca de cem mil assinaturas em defesa do tombamento estadual da Serra do Curral, em reunião, nesta terça-feira, dia 24, com a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT), na sede do Legislativo mineiro.

Com apoio de movimentos sociais, ambientalistas e pesquisadores, o documento reforça a importância do tombamento da área pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Para signatários, essa é uma medida importante para garantir a preservação das bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de água de 70% da população residente na capital e de 40% das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

No encontro, Agostinho Patrus afirmou que a ALMG assume o compromisso de analisar a questão. Pelo seu perfil oficial no Twitter, o presidente do Legislativo mineiro enfatizou que essa “é uma ação capaz de garantir um futuro ambiental e socialmente responsável à nossa sociedade” (https://twitter.com/agostinhopatrus/status/1430258656222879748).

Apesar de ter sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na década de 1960 e, em 1991, pelo município de Belo Horizonte, a Serra do Curral ainda não conta com uma proteção jurídica efetiva. Esse é o entendimento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que solicitou um dossiê ao Iepha-MG para o tombamento estadual da região. No momento, a proposta aguarda votação do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP), que ainda não tem previsão para ocorrer.

Na oportunidade, a vereadora agradeceu Agostinho Patrus pela sensibilidade em relação à pauta e destacou que o seu apoio e o do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), são fundamentais para a proteção da Serra do Curral.

PEC do tombamento já tramita na ALMG
A Proposta de Emenda à Constituição n.º 67/2021, que reúne o apoio de 30 parlamentares, está em tramitação na Casa, aguardando parecer de 1º turno da Comissão de Constituição e Justiça. No encontro com a vereadora Duda, Patrus garantiu que o Legislativo mineiro promoverá o debate público em torno da proposta, para que o texto original seja aprimorado e atenda aos diferentes anseios da população mineira.

A matéria guarda semelhança com a Emenda à Constituição n.º 106, promulgada pela ALMG em dezembro de 2020, que permitiu o tombamento, para fins de conservação, dos Lagos de Furnas e de Peixoto, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Grande.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho