Pular para o conteúdo principal

ATENDIMENTO REVELA PRINCIPAIS SEQUELAS EM QUEM JÁ TEVE COVID-19 EM VARGINHA

Fisioterapeutas e terapêuticos ocupacionais, em parceria com a Prefeitura, atenderam gratuitamente mais de 150 pessoas em dois dias

No total, 158 pessoas procuraram atendimento de fisioterapeutas e terapêuticos ocupacionais no centro de Varginha, no Sul de Minas, na sexta e no sábado para detectar sequelas pós Covid-19.

Esse foi o resultado do Programa Supera Minas, realizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-4 MG) em parceria com a Prefeitura. O prefeito Vérdi Melo foi presencialmente ver o atendimento que ocorreu na Praça da Fonte. Além de testes, as pessoas receberam orientações e laudos fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais.

Entre os principais sintomas estiveram alterações no sono, falta de ar, dificuldade para respirar, tosse persistente, fraqueza, fadiga, dificuldade para realizar atividades rotineiras, piora na qualidade de vida, perda de memória e dificuldade para raciocinar, fazer cálculos, planejar e concentrar. São sintomas muito comuns, mas não normais e devem ser tratados.

Sobre o ponto de vista de alterações físico-funcionais detectadas nas avaliações fisioterapêuticas, a maioria dos pacientes que tiveram Covid-19 ficaram com fraqueza nos membros inferiores (em alguns casos resolve-se com exercícios físicos sob supervisão de profissional habilitado). Em situações que essa fraqueza interfira nos afazeres do dia a dia, há necessidade de assistência fisioterapêutica. Muitos pacientes saíram com orientações para exercícios domiciliares, prescrição clínica e outros com encaminhamentos para serviços de Fisioterapia.

Outros pacientes com sequelas na atividade pulmonar, detectada pelo exame de pico máximo de respiração, também foram orientados quanto à necessidade de intervenção fisioterapêutica e alguns encaminhados para serviços do mapa de saúde pública, privada e suplementar do município.

Cerca de 30% dos pacientes avaliados por terapeutas ocupacionais apresentaram queixas de perda de memória e na parte comportamental. Alguns foram orientados e outros encaminhados para estimulação cognitiva e/ou treino de memória. O atendimento agora será em outras cidades do Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Triângulo e Região Central, totalizando mais de 60 localidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/