Pular para o conteúdo principal

ATENDIMENTO REVELA PRINCIPAIS SEQUELAS EM QUEM JÁ TEVE COVID-19 EM VARGINHA

Fisioterapeutas e terapêuticos ocupacionais, em parceria com a Prefeitura, atenderam gratuitamente mais de 150 pessoas em dois dias

No total, 158 pessoas procuraram atendimento de fisioterapeutas e terapêuticos ocupacionais no centro de Varginha, no Sul de Minas, na sexta e no sábado para detectar sequelas pós Covid-19.

Esse foi o resultado do Programa Supera Minas, realizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-4 MG) em parceria com a Prefeitura. O prefeito Vérdi Melo foi presencialmente ver o atendimento que ocorreu na Praça da Fonte. Além de testes, as pessoas receberam orientações e laudos fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais.

Entre os principais sintomas estiveram alterações no sono, falta de ar, dificuldade para respirar, tosse persistente, fraqueza, fadiga, dificuldade para realizar atividades rotineiras, piora na qualidade de vida, perda de memória e dificuldade para raciocinar, fazer cálculos, planejar e concentrar. São sintomas muito comuns, mas não normais e devem ser tratados.

Sobre o ponto de vista de alterações físico-funcionais detectadas nas avaliações fisioterapêuticas, a maioria dos pacientes que tiveram Covid-19 ficaram com fraqueza nos membros inferiores (em alguns casos resolve-se com exercícios físicos sob supervisão de profissional habilitado). Em situações que essa fraqueza interfira nos afazeres do dia a dia, há necessidade de assistência fisioterapêutica. Muitos pacientes saíram com orientações para exercícios domiciliares, prescrição clínica e outros com encaminhamentos para serviços de Fisioterapia.

Outros pacientes com sequelas na atividade pulmonar, detectada pelo exame de pico máximo de respiração, também foram orientados quanto à necessidade de intervenção fisioterapêutica e alguns encaminhados para serviços do mapa de saúde pública, privada e suplementar do município.

Cerca de 30% dos pacientes avaliados por terapeutas ocupacionais apresentaram queixas de perda de memória e na parte comportamental. Alguns foram orientados e outros encaminhados para estimulação cognitiva e/ou treino de memória. O atendimento agora será em outras cidades do Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Triângulo e Região Central, totalizando mais de 60 localidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.