quarta-feira, 25 de agosto de 2021

ATENDIMENTO REVELA PRINCIPAIS SEQUELAS EM QUEM JÁ TEVE COVID-19 EM VARGINHA

Fisioterapeutas e terapêuticos ocupacionais, em parceria com a Prefeitura, atenderam gratuitamente mais de 150 pessoas em dois dias

No total, 158 pessoas procuraram atendimento de fisioterapeutas e terapêuticos ocupacionais no centro de Varginha, no Sul de Minas, na sexta e no sábado para detectar sequelas pós Covid-19.

Esse foi o resultado do Programa Supera Minas, realizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-4 MG) em parceria com a Prefeitura. O prefeito Vérdi Melo foi presencialmente ver o atendimento que ocorreu na Praça da Fonte. Além de testes, as pessoas receberam orientações e laudos fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais.

Entre os principais sintomas estiveram alterações no sono, falta de ar, dificuldade para respirar, tosse persistente, fraqueza, fadiga, dificuldade para realizar atividades rotineiras, piora na qualidade de vida, perda de memória e dificuldade para raciocinar, fazer cálculos, planejar e concentrar. São sintomas muito comuns, mas não normais e devem ser tratados.

Sobre o ponto de vista de alterações físico-funcionais detectadas nas avaliações fisioterapêuticas, a maioria dos pacientes que tiveram Covid-19 ficaram com fraqueza nos membros inferiores (em alguns casos resolve-se com exercícios físicos sob supervisão de profissional habilitado). Em situações que essa fraqueza interfira nos afazeres do dia a dia, há necessidade de assistência fisioterapêutica. Muitos pacientes saíram com orientações para exercícios domiciliares, prescrição clínica e outros com encaminhamentos para serviços de Fisioterapia.

Outros pacientes com sequelas na atividade pulmonar, detectada pelo exame de pico máximo de respiração, também foram orientados quanto à necessidade de intervenção fisioterapêutica e alguns encaminhados para serviços do mapa de saúde pública, privada e suplementar do município.

Cerca de 30% dos pacientes avaliados por terapeutas ocupacionais apresentaram queixas de perda de memória e na parte comportamental. Alguns foram orientados e outros encaminhados para estimulação cognitiva e/ou treino de memória. O atendimento agora será em outras cidades do Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Triângulo e Região Central, totalizando mais de 60 localidades.

Nenhum comentário: