quarta-feira, 20 de outubro de 2021

POÇOS DE CALDAS REALIZA ADESÃO À REDE INTEGRADA DE PROTEÇÃO AO TURISMO DE MINAS GERAIS

A Patrulha do Turismo será um dos primeiros dispositivos criados na cidade

A Prefeitura de Poços de Caldas por meio da secretaria de Turismo iniciou o processo de implantação na cidade, da Rede Integrada de Proteção ao Turismo de Minas Gerais. A partir do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Polícia Militar de Minas Gerais para promover a segurança pública na Cultura e Turismo, junto aos municípios mineiros, Poços iniciou a primeira ação de segurança na área.

A ideia dentro desta rede, segundo a Secult, é que sejam desenvolvidas ações como a mobilização de representantes de órgãos públicos, instituições, empresas das localidades envolvidas com o turismo, além das comunidades locais para, juntos, proporem soluções para a melhoria da segurança e da qualidade de vida da população.

A partir dessa integração, o município contará com a Patrulha do Turismo em parceria com a Polícia Militar local. Como uma das primeiras ações, um treinamento foi iniciado com os policiais que vão integrar o projeto, onde servidores do Turismo local puderam trazer conhecimento sobre diversos aspectos do setor da cidade.

O secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca comentou sobre a importância da rede e até mesmo o incentivo gerado por parte do Estado. 

“Na recente vinda do próprio secretário de Turismo e Cultura Leônidas Oliveira à cidade, ele chancelou Poços sobre a importância de haver essa adesão à rede aqui. De imediato a secretaria realizou todo o trâmite para início e automaticamente cumprimos todos os pré-requisitos. Desde então as tratativas se iniciaram com a Polícia Militar para esta parceria. Nesta segunda-feira, dia 18, inclusive, tivemos uma primeira ação com o treinamento dos militares destinados à Patrulha do Turismo, para conhecerem a história turística de Poços e os principais pontos vinculados ao turismo do município.”

Uma reunião com o Conselho Municipal de Turismo (Contur) também será realizada para que sejam apresentadas os principais gargalos em relação a segurança no Turismo e um próximo encontro será ainda promovido com a presença de todo o trade turístico local.

“Sem dúvida é mais um ganho para Poços em poder se tornar uma referência em segurança pública voltada ao Turismo. Vamos assim elevar a atratividade à cidade com benefícios para todo o setor envolvido direta ou indiretamente na área”, finaliza Ricardo.

O próximo passo dentro da Rede de Proteção ao Turismo será a ampliação para toda a região Sul de Minas, por meio do fomento junto ao Circuito Turístico Caminhos Gerais, também presidido pelo secretário Ricardo Fonseca.

Nenhum comentário: