Pular para o conteúdo principal

SELECIONADO O JÚRI JOVEM QUE VAI ATUAR NA 25ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Cinco estudantes universitários foram selecionados para compor o Júri Jovem da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada no período de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato híbrido, com atividades em ambiente online e presenciais na cidade histórica mineira.

Os estudantes selecionados serão responsáveis pela escolha do Melhor Longa da Mostra Olhos Livres da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, nas Vertentes. A mostra é um segmento da programação de longas cujo nome e premiação homenageiam o cineasta Carlos Reichenbach e que destaca filmes que não têm pressupostos além da liberdade de criação. Filmes de todas as tendências, de diretores de qualquer faixa etária.

A escolha se deu a partir da participação de 19 estudantes inscritos na oficina de “Análise de Estilos Cinematográficos”, ministrada pelo crítico de cinema Victor Guimarães durante a 15ª Mostra CineBH, realizada em setembro de 2021.

A oficina é realizada anualmente e integra o Programa de Formação Audiovisual do Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras de cinema que a Universo Produção realiza em Minas Gerais (Mostra Tiradentes, CineOP e CineBH). Tem como objetivo contribuir para a formação de críticos de cinema e desenvolve uma análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos para capacitar os universitários a ter uma atitude de um crítico perante os filmes.

Para a escolha dos universitários selecionados, foram utilizados como critérios a clareza e articulação de fala e escrita, a capacidade de análise e reflexão, o olhar atento e coerência na expressão. "Na oficina deste ano, experimentamos várias possibilidades de escrita coletiva e individual, sempre com um engajamento intenso da turma. Os exercícios e os debates revelaram um grupo forte, com muita personalidade, que certamente construirá um campo fértil de debate em Tiradentes. Também tenho certeza de que esses e essas estudantes têm carreiras muito promissoras pela frente", destaca o instrutor Victor Guimarães.

Conheça os alunos selecionados para integrar o Júri Jovem da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

ADLER CORREA- 24 anos, estudante do 5º período de Cinema e Audiovisual da UFPel
MARIA SUCAR- 21 anos, estudante do 2º período de Artes Visuais da UFRN
NAYLA GUERRA- 23 anos, estudante do 8º período de Audiovisual da USP
NINA CAMURÇA- 20 anos, estudante do 3º período de Rádio, TV e Internet da UFJF
RENAN EDUARDO- 21 anos, estudante do 8º período de Cinema e Audiovisual da PUC Minas

Plataforma de lançamento do cinema brasileiro
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 25ª edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.