quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

SELECIONADO O JÚRI JOVEM QUE VAI ATUAR NA 25ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


Cinco estudantes universitários foram selecionados para compor o Júri Jovem da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada no período de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato híbrido, com atividades em ambiente online e presenciais na cidade histórica mineira.

Os estudantes selecionados serão responsáveis pela escolha do Melhor Longa da Mostra Olhos Livres da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, nas Vertentes. A mostra é um segmento da programação de longas cujo nome e premiação homenageiam o cineasta Carlos Reichenbach e que destaca filmes que não têm pressupostos além da liberdade de criação. Filmes de todas as tendências, de diretores de qualquer faixa etária.

A escolha se deu a partir da participação de 19 estudantes inscritos na oficina de “Análise de Estilos Cinematográficos”, ministrada pelo crítico de cinema Victor Guimarães durante a 15ª Mostra CineBH, realizada em setembro de 2021.

A oficina é realizada anualmente e integra o Programa de Formação Audiovisual do Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras de cinema que a Universo Produção realiza em Minas Gerais (Mostra Tiradentes, CineOP e CineBH). Tem como objetivo contribuir para a formação de críticos de cinema e desenvolve uma análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos para capacitar os universitários a ter uma atitude de um crítico perante os filmes.

Para a escolha dos universitários selecionados, foram utilizados como critérios a clareza e articulação de fala e escrita, a capacidade de análise e reflexão, o olhar atento e coerência na expressão. "Na oficina deste ano, experimentamos várias possibilidades de escrita coletiva e individual, sempre com um engajamento intenso da turma. Os exercícios e os debates revelaram um grupo forte, com muita personalidade, que certamente construirá um campo fértil de debate em Tiradentes. Também tenho certeza de que esses e essas estudantes têm carreiras muito promissoras pela frente", destaca o instrutor Victor Guimarães.

Conheça os alunos selecionados para integrar o Júri Jovem da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

ADLER CORREA- 24 anos, estudante do 5º período de Cinema e Audiovisual da UFPel
MARIA SUCAR- 21 anos, estudante do 2º período de Artes Visuais da UFRN
NAYLA GUERRA- 23 anos, estudante do 8º período de Audiovisual da USP
NINA CAMURÇA- 20 anos, estudante do 3º período de Rádio, TV e Internet da UFJF
RENAN EDUARDO- 21 anos, estudante do 8º período de Cinema e Audiovisual da PUC Minas

Plataforma de lançamento do cinema brasileiro
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 25ª edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br 

Nenhum comentário: