quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

BARBACENA REGISTRA PRIMEIRO CASO DA VARIANTE ÔMICRON


Na tarde desta segunda-feira, dia 3 a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (Sesap), nas Vertentes, recebeu resultado de três amostras de contaminados com a Covid-19 encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias, sendo identificada em sequenciamento genético, a linhagem da variante Ômicron.

Com relação aos casos confirmados, trata-se de duas pessoas do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os infectados tinham como países de origem Quênia e Holanda e estavam em viagem ao Brasil, com destino a Barbacena.

Os casos foram identificados, após apresentarem sintomas gripais e realização de teste rápido de antígeno reagente. A Vigilância Epidemiológica, em conjunto com o médico infectologista Herbert Fernandes, realizaram visita domiciliar, para análise da situação clínica dos pacientes, assim como coleta de amostra de swab nasal via RT-PCR.

Todos os pacientes foram avaliados, monitorados e testados, assim como seus contatos, mantendo isolamento indicado, com resposta positiva a infecção, sem intercorrências e necessidade de internação. Findando período crítico, sendo liberados do isolamento.

O município reforça a necessidade das medidas de distanciamento social, uso correto de máscara e constante higienização das mãos e, primordialmente, que o esquema vacinal seja completo, com a aplicação da 2ª dose e dose reforço da vacina conforme orientação.

Nenhum comentário: