sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

CISSUL/SAMU EM APOIO AOS BOMBEIROS REVERTE CASO DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA DE APRESENTADOR


Nesta segunda-feira, dia 3, por volta das 11h50, a equipe do CISSUL/SAMU da Base Descentralizada de Varginha, no Sul de Minas, foi acionada em código vermelho para atender uma vítima de desmaio.

A equipe de plantão se deslocou imediatamente e ao chegar no endereço, foi informada que se tratava de um apresentador da TV Alterosa Sul de Minas. Segundo o médico de plantão, Daniel Che Barbosa Paiva, o paciente havia sido atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros e o sargento responsável solicitou apoio para que o levassem ao hospital.

Foi relatado pelo Corpo de Bombeiros que o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória, sendo realizadas manobras de reanimação por cerca de 15 minutos pelos solicitantes do atendimento e após a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros a reanimação foi continuada utilizando o desfibrilador externo automático.

Foram efetuados 3 choques e o paciente voltava a ter pulso, porém não o sustentava e iniciava nova parada cardiorrespiratória.

Segundo o médico Daniel, não havia resposta do paciente ao examina-lo dentro da viatura, pois não respirava e apresentava pulsação fraca.

Foi iniciado então pela equipe do SAMU a ventilação com pressão positiva com bolsa valva máscara (Ambu), realizado o acesso venoso em jugular externa e imediatamente a intubação orotraqueal. O paciente manteve estabilidade e pulsação regular após o acesso venoso, intubação e monitoração.

O paciente foi encaminhado ao Hospital Humanitas após estabilizado e foi informado à equipe de emergência do hospital seu quadro clínico.

O CISSUL/SAMU agradece o empenho de suas equipes, se orgulha do comprometimento que todos tiveram nesta ocorrência e deseja uma plena recuperação ao paciente.

*Com Stéfani Papandréa, da Asscom CISSUL SAMU

Nenhum comentário: