quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

LABCOVID/UFLA AMPLIA O NÚMERO DE MUNICÍPIOS ATENDIDOS PARA DIAGNÓSTICO DA COVID-19


O laboratório de diagnóstico molecular da Covid-19 da Universidade Federal de Lavras (LabCovid UFLA) a partir deste ano passa a atender mais 12 municípios mineiros: Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Cristina, Dom Viçoso, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Lambari, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde, Soledade e Virgínia. O LabCovid receberá as amostras de 31 municípios, no total.

Os exames do tipo RT-PCR são realizados por meio do fluxo de atendimento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)) relativo ao credenciamento do LabCovid à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A inclusão de novas cidades no fluxo do LabCovid UFLA, facilita a logística de atendimento no Estado, contribuindo para o cenário de enfrentamento à Covid-19. Devido à parceria, a SES-MG garante insumos e reagentes para a realização dos testes. Outro fator importante, em decorrência da sazonalidade da doença, é que o laboratório não define mais cotas para a realização de exames por cidade, deixando à disposição a capacidade técnica máxima para realização dos diagnósticos.

Além de todas essas cidades atendidas, o laboratório também recebe amostras do ambulatório da UFLA, proveniente de pessoas sintomáticas que possuem algum tipo de vínculo com a universidade, dentro dos critérios de testagem do Estado, preconizados no Manual de Diagnóstico da Covid-19 (versão 5).

Nenhum comentário: