terça-feira, 25 de janeiro de 2022

PRIMEIRO LIRAa DO ANO APONTA MÉDIO RISCO DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI PARA VARGINHA


Nos dias 10, 11 e 12 de janeiro foi realizado o primeiro Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) em Varginha, no Sul de Minas, que classificou a cidade com Médio Risco de infestação do Aedes Aegypt. No total geral foram encontrados 120 focos do Aedes Aegypti, 03 mosquitos Aedes Albopictus, sendo que os focos foram nos bairros Cruzeiro do Sul, São Sebastião, Vila Murad, Carvalhos e Bom Pastor.

Os recipientes mais comuns em possuírem focos foram baldes, pratos de plantas, tambores, caixas d´água e pneus dentre outros.

Vale lembrar que nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias (ACE), além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

“Em Varginha, o Setor de Vigilância Ambiental, em conjunto com outras Secretarias do Município, vem realizando diversas ações tais como o Mutirão de Limpeza, colocação de tampas em caixas d' água em residências abandonadas ou de pessoas carentes e intensificando vistorias nos bairros com maiores números de focos encontrados no LIRAa entre outros”, explica José Donizete de Souza, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental.

Nenhum comentário: