segunda-feira, 28 de março de 2022

ACAMAR RECEBE NOVO UNIFORME PATROCINADO PELA ALIANÇA ENERGIA

Empresa que administra a UHE Funil, fez destinação para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras

Os 34 membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (ACAMAR) receberam, na última semana, seu novo uniforme para as atividades 2022. O conjunto destinado à associação é composto por blusa, calça e botina de trabalho. A doação foi feita pela Aliança Energia, que administra a Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior (UHE Funil), localizada entre os municípios de Lavras e Perdões.

“Pra nós é muito importante que os uniformes sejam trocados anualmente para manter boas condições de trabalho dos associados. Sempre buscamos o apoio de outras empresas para melhorar o dia a dia da nossa atividade, do espaço que trabalhamos, da nossa logística e da própria produção. E poder contar com o apoio da Aliança esse ano foi muito importante pra nós“, comenta Renato Naves, presidente da ACAMAR.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras é responsável pelo processamento de cerca de 100 toneladas de material mensalmente. A ACAMAR também realiza a coleta seletiva na UHE Funil, com uma média de coleta anual em torno de 600 quilos, entre papéis e plásticos separados na unidade.

Renata Mercês, analista de relacionamento social da Aliança Energia, que acompanhou a entrega dos novos uniformes, reforça a importância do apoio à atividade da coleta seletiva no município.

“Particularmente fiquei muito feliz com a viabilização do apoio da Aliança para a ACAMAR nesse ano. Trabalhamos incansavelmente na Educação Ambiental para mostrar a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e pra todos nós. Vamos, inclusive, tratar o tema no vídeo do mês de abril sobre conservação do solo. Incentivar, valorizar e realizar a coleta seletiva é dever de todos nós”, conclui.

Conheça um pouco mais do trabalho realizado pela Associação:

Coleta e transporte
A coleta seletiva acontece em todos os bairros do município de Lavras. Após logística diária, o material recolhido é trazido ao galpão para ser triado, pesado, prensado e, posteriormente, enviado para processamento final.

Triagem
Nesta etapa, os materiais são separados por categoria (plástico, papel, metal) e alocados em recipientes distintos para seguirem para as próximas etapas. Também nesta etapa são retirados do processo materiais que não são próprios à reciclagem.

Prensagem
Aqui, o material já triado é levado ao equipamento para compactação, formando pilhas de blocos mais fáceis para pesagem e transporte.

Armazenamento
Após prensagem, o material é pesado e empilhado. Em seguida, será conduzido à destinação final de processamento.

Nenhum comentário: